FecharX

Viagens de formatura na mira de agências

Maneira mais tradicional de comemorar - os bailes e grandes festas - porém, vem perdendo espaço as viagens



Créditos da imagem: Forma Turismo Belo Horizonte
Main 150838 forma turismo
O destino mais pedido pelos estudantes mineiros é Porto Seguro, na Bahia
Redação Sou BH
31/03/15 às 15:14

Por Daniela Maciel, do Diário do Comércio

Concluir etapas, completar ciclos de vida são, sempre, momentos importantes na história de cada um e merecem comemoração. Na vida acadêmica, as formaturas costumam ser celebradas por familiares e amigos com extrema felicidade. A maneira mais tradicional de comemorar - os bailes e grandes festas - porém, vem perdendo espaço para uma oportunidade de reunir a turma que esteve junta nas salas de aula em um ambiente totalmente novo e descontraído: as viagens.

Seja ao fim da educação fundamental, do ensino médio ou da faculdade, os jovens querem curtir o merecido descanso em ambientes inusitados e cheios de festas e aventuras, seja na praia ou na neve. Há 17 anos no segmento de viagens de formatura, a Forma Turismo atua em 21 estados e mais de 100 cidades do país. Em Belo Horizonte desde 2006, a empresa tem entre os mineiros um mercado forte e promissor.

De acordo com o diretor da Forma Turismo Belo Horizonte, Douglas Silva, trabalhar no segmento exige planejamento e muita atenção. Como a maioria dos turistas é menor de idade - a empresa não trabalha com o público universitário - é preciso tomar uma série de cuidados além dos tradicionais para a formatação de um roteiro turístico.

"ɐ preciso agradar não apenas os alunos, mas principalmente os pais. Por isso investimos pesado na formação dos nossos monitores e dedicamos muito tempo do planejamento ao quesito segurança. Cada passo do destino é estudado meticulosamente. As festas são em locais fechados e fazemos um controle rigoroso de cada atividade feita pelos adolescentes. Fomos pioneiros na utilização da pulseira eletrônica de controle. Com ela fazemos a checagem de entradas, saídas, tempo em cada atividade e refeições, principalmente dos mais jovens", explica Silva. 

Cuidados

As estradas são outro ponto constante de preocupação dos pais. Como os destinos preferidos são as praias, a maior preocupação é a qualidade das rodovias quando o trajeto não é feito por via aérea. O destino mais pedido pelos estudantes mineiros é Porto Seguro, na Bahia. "Brinco que realizamos a mesma venda muitas vezes: para a comissão de formatura, para os alunos, para a escola, para os pais. Isso não é ruim. Faz com que tenhamos produtos cada vez mais adequados. Os pais são muito mais exigentes com alguma coisa que é para os filhos do que se fosse para eles próprios", afirma o diretor.

Nem mesmo a crise econômica abalou o segmento. Apesar das negociações terem se tornado mais demoradas, não houve decréscimo nas reservas ou no número de consultas. A estratégia agora é continuar investindo em marketing e comunicação e formatando produtos exclusivos. A expectativa de crescimento para 2015, em relação ao ano passado, é de 15%. "As negociações feitas em Minas são naturalmente mais duras. Essa é a hora de oferecer diferenciais. Isso vem também da própria prática de viajar que o brasileiro adquiriu nos últimos anos.