FecharX

Biografia do fundador da Escola de Minas de Ouro Preto será lançada em BH

Escrita por Uoster Zielinski e publicada pela Editora Miguilim, o livro conta a história de uma importante figura na história mineira



Créditos da imagem: Divulgação
Main image1
A Fundação Gorceix comemora 63 anos com o lançamento do livro.
Conteúdo Patrocinado
18/04/23 às 13:54
Atualizado em 18/04/23 às 13:54

Para celebrar o aniversário da Fundação Gorceix, que completa 63 anos em abril deste ano, está sendo lançada, pela Editora Miguilim, uma biografia que conta a história do cientista francês Claude-Henri Gorceix, que fundou a Escola de Minas de Ouro Preto, em 1876. O lançamento do livro em Belo Horizonte acontece no dia 27 deste mês, às 19h, no MM Gerdau, Prédio Rosa, na Praça da Liberdade.

Gorceix é considerada uma importante figura na história mineira. Para fazer jus a data especial, o lançamento contará com a presença ilustre dos bisnetos de Gorceix, M. Stéphane Dircks-Dilly, Mme. Anne Coffin e seus 2 filhos Benoît e Édouard Coffin, que vieram da França especialmente para o evento.

Conheça a história de Gorceix

Impulsionado pela curiosidade e a necessidade de crescimento, o Imperador D. Pedro II convidou o cientista Auguste Daubrée para estudar as riquezas minerais do Brasil. Porém Daubrée havia acabado de ser nomeado diretor da Escola de Minas de Paris, o que tornava impossível aceitar o convite. A solução foi indicar um cientista que estava se destacando por seu trabalho na Grécia e Turquia. 

Claude-Henri Gorceix não só aceitou o trabalho, como propôs fundar uma Escola de Minas em Ouro Preto, tornando-a uma referência de ensino de qualidade no país. Gorceix integrou-se completamente à nova nação, a ponto de o Imperador registrar que o cientista havia se transformado em um "verdadeiro mineiro". 


Gorceix na despedida da Escola de Minas de Ouro Preto. Foto: Divulgação

Com a queda do Império e a instituição da República, Gorceix retornou para a Europa, mas sem nunca deixar de trabalhar para o desenvolvimento do Brasil. Fomentando o ensino agrícola em Minas Gerais, ele foi nomeado pelo Governador Bias Fortes como Inspetor Geral do Ensino Agrícola do Estado de Minas Gerais. 

A nova empreitada não obteve sucesso por causa da instabilidade política do país. Ainda assim, mesmo após a sua morte, em 1919, Gorceix não foi esquecido por sua grandiosa obra no Brasil por meio das várias homenagens no Brasil e na Europa.

A história de Claude-Henri Gorceix mostra que a trajetória de um homem pode mudar o mundo. Esse é um personagem que mudou o desenvolvimento do ensino acadêmico e da pesquisa científica no país. Por isso, Claude-Henri Gorceix merecia essa inédita biografia ilustrada sobre sua vida e obra.

Sobre o livro 

Autor da obra, Uoster Zielinski é natural de Farroupilha e, depois de décadas morando em Belo Horizonte, se sente um verdadeiro mineiro, assim como Gorceix foi afetuosamente considerado por D. Pedro II.

Graduado em Desenho e Pintura pela Escola de Artes Visuais da UFMG, Uoster desenvolve projetos de comunicação junto à Fundação Gorceix desde 2003 e esta biografia coroa esse trabalho.

Criada em 1980, a Editora Miguilim aposta na riqueza da imaginação, nos valores estético e sociocultural das obras e segue desenvolvendo sensibilidades e espalhando o amor pela leitura para gerações. Ao longo de sua trajetória, reuniu importantes escritores e ilustradores, tendo recebido reconhecimento por meio de prêmios nacionais e internacionais.


A biografia conta a história completa de Claude-Henri Gorceix. Foto: Divulgação

Participe do lançamento

A primeira celebração de lançamento aconteceu em Ouro Preto, no último dia 15 de abril, durante o Festival de História, no Anexo do Museu da Inconfidência. Já em Belo Horizonte o evento ocorre no dia 27 deste mês, às 19h, no MM Gerdau, Prédio Rosa, na Praça da Liberdade.

Gorceix pode ser comprado através do site da editora, pela Amazon ou encontrado nas melhores livrarias da cidade, como a Livraria da Rua, através do contato (31) 3500-6750.

Para ficar por dentro de lançamentos, acesse o Instagram da Editora Miguilim.