FecharX

3ª fase do Move começa no sábado (26)

<p>Entram em operação cinco novas linhas de ônibus. Veja as principais mudanças</p>



Créditos da imagem:
Main 2404 move onibus linhas novas fase 3
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

No sábado (26), começa a terceira fase de implantação do Move com a entrada em operação de mais uma linha troncal, a 85 (Estação São Gabriel/Centro via Floresta). Esta, depois de circular pela avenida Cristiano Machado, passará pela Floresta (avenida Francisco Sales e rua Itajubá), e permitirá nova alternativa de acesso à área hospitalar, passando pelas avenidas Alfredo Balena e Bernardo Monteiro, e ao hipercentro, passando pela avenida Augusto de Lima e pela rua Goiás. A linha 85 entrará em operação com seis veículos com ar condicionado e maior capacidade de passageiros.

Duas novas linhas também começam a operar no sábado: a 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória), que substituirá a semiexpressa 5502A (Jardim Vitória A), e a 813 (Estação São Gabriel/Paulo VI via Ribeiro de Abreu), que substituirá a linha 5506C (Paulo VI via Ribeiro de Abreu).

Outras duas linhas existentes serão substituídas por outras que já operam aos domingos e feriados, e que passarão a operar também nos dias úteis e sábados. As linhas 5502B (Capitão Eduardo) e 5506B (Ribeiro de Abreu Via Conjunto) serão substituídas, respectivamente, pela 832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) e pela 837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu).

A linha 5507A (Jardim Guanabara A) será substituída pela alimentadora 707 (Estação São Gabriel/Jardim Guanabara), que já opera nos dias úteis, sábados, domingos e feriados, e que terá seu quadro de horários ampliado para atender à demanda adicional.

Na Estação São Gabriel, os usuários dessas cinco linhas alimentadoras passarão a contar com todas as opções de integração com linhas troncais do Move, com linhas alimentadoras já integradas e também com o metrô. Essas cinco linhas passarão a operar com tarifa de linhas alimentadoras. Com as integrações, mais 56 ônibus deixarão de circular pela pista de tráfego misto da avenida Cristiano Machado durante o horário de pico da manhã.

Nesta fase, mais 28 mil usuários aproximadamente passam a se integrar ao sistema Move todos os dias. Para atender ao aumento da demanda, a frota das atuais linhas troncais 83D, 83P e 82 será ampliada e haverá acréscimo de viagens aos quadros de horários.