FecharX

6 dicas para utilizar o seu carro de maneira mais consciente

Na Semana do Meio Ambiente, veja como reduzir a emissão de poluentes com ações simples



Créditos da imagem: Shilin Wang / Pixabay
Main capa   shilin wang pixabay
Redação Sou BH
07/06/19 às 15:33
Atualizado em 07/06/19 às 15:33

Belo Horizonte é umas das cidades do país com maior frota de veículos. Em 2018, após romper a barreira de dois milhões, a cidade se tornou a capital brasileira com mais carros por habitante. Há 13 anos, BH possuía menos de um milhão, com um trânsito intenso, a emissão de poluentes aumentou e o cuidado com o meio ambiente ficou à sombra da facilidade proporcionada pelos meios de transporte particular.

Apesar de dados e de realidades pouco animadoras, atitudes triviais podem contribuir para que a cidade tenha uma mobilidade urbana sustentável. A semana dedicada ao meio ambiente nos convida a refletir sobre como podemos contribuir para essa melhoria. A gerente de educação para mobilidade da BH Trans, Maria Augusta Gatti, lista seis atitudes que podem fazer a diferença:

1-   Manutenções preventivas

A principal recomendação é estar atento às recomendações do fabricante, respeitando o tempo delimitado por cada montadora. Afinal, o carro em bom funcionamento não só garante a segurança do motorista, mas, principalmente, emite menos poluente.

2-   Uso consciente

Nossa cultura está totalmente ligada à utilização dos veículos. Mas, precisamos ter a consciência de que pequenas distâncias devem ser percorridas a pé ou com formas alternativas, como a bicicleta. Se, por exemplo, você for à padaria, vá caminhando, o meio ambiente e sua saúde agradecem.

3-   Grupos de carona

Pessoas que trabalham na mesma empresa ou região podem se unir e revezar o carro ao longo dos meses. Os grupos de carona são excelentes opções para diminuir o gasto com combustíveis, reduzir a poluição e, até mesmo, ajudar na fluidez do trânsito. Menos carros, menos engarrafamento.

 4-   Combustíveis Alternativos

Carros elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio estão sendo cada vez mais estudados pelas montadoras ao redor do planeta. No Brasil, já temos a disposição os modelos híbridos e adaptações para o gás natural. São alternativas para as opções tradicionais que são bem mais poluentes. 

5-   Conscientização infantil

As crianças são os maiores facilitadores e multiplicadores de cultura. Trabalhar na conscientização dos pequenos para que, desde cedo, eles saibam aproveitar os benefícios do carro com bom senso é o pontapé inicial para que o trânsito seja mais gentil e sustentável.

 6-   Gentileza Urbana

Ao sair de casa, todos nós precisamos ter a consciência de que convivemos em sociedade e isso exige um comportamento respeitoso em relação ao trânsito, ao meio ambiente, ao condutor do veículo ao lado, às leis de trânsito e ao uso racional do veículo. Ao colaborarmos por uma cidade mais gentil, especialmente com o meio ambiente, somos diretamente beneficiados.