FecharX

Ação solidária ajuda pacientes com câncer em situação de vulnerabilidade social

ASPEC presta assistência social e psicológica, ofertando alimentação, roupas, oficinas para geração de trabalho e outros benefícios



Créditos da imagem: Africa Studio/shutterstock
Main destaque africa studio
Redação
17/09/20 às 12:36
Atualizado em 17/09/20 às 12:36

Fundada em 2012, a Ação Solidária às Pessoas com Câncer – ASPEC é uma organização da sociedade civil localizada no bairro Céu Azul, região da Pampulha, que busca atender pessoas portadoras de câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A necessidade de criar a instituição veio de uma vivência pessoal da fundadora, após perder um familiar para a doença. Ela veio do interior para Belo Horizonte em busca de tratamento para o irmão, e durante o processo eles tiveram muitas dificuldades, entre elas, obter sua alimentação básica e o acesso a orientações quanto aos seus direitos sociais, o que a levou a formar a instituição e ajudar pessoas que passam pela mesma situação que ela enfrentou.

Hoje, a ASPEC presta assistência social e psicológica às pessoas portadoras de câncer e seus familiares, além de promover a difusão da informação, sensibilização e engajamento de atores na luta contra o câncer e/ou diagnóstico precoce. Entre os trabalhos desenvolvidos, a instituição oferta atendimentos, concede benefícios eventuais, suplementos alimentares, roupas e até oficinas para geração de trabalho, renda e fortalecimento de vínculos familiar e comunitário. Além disso, são organizadas palestras e caminhadas educativas para disseminação da informação referente ao câncer, direitos sociais e outros.

Por não ter vínculo com o poder público, para manter todo o trabalho prestado, a ASPEC conta com doações de pessoas físicas e jurídicas que sensibilizam com a causa. Além de recrutar voluntários para trabalharem na instituição.

Neste momento de pandemia, mais do que nunca a instituição precisa de ajuda. “A situação é bem difícil, no dia a dia já e muito complicado. No período de pandemia as coisas ficaram mais difíceis ainda. Temos as pessoas que ajudam com valores simbólicos, mas muitas cancelaram as doações por causa da situação financeira na pandemia”, comenta Marcelo Luiz, coordenador da ASPEC. Ele conta também que no mês de agosto, com a diminuição das doações, não foi possível ajudar todas as famílias que a instituição atende atualmente.

Contribua com essa causa! Você pode fazer doações no site da entidade ou por depósito na conta da Caixa Econômica Federal (Agência 2426 – Op. 003 – Conta Corrente 1146-7. CNPJ: 15.251.909/0001-90). Outra forma de ajudar é comprando os produtos comercializados pela ASPEC, como os artesanatos da lojinha da instituição, localizada na sede no bairro Céu Azul.

Para conhecer mais sobre a ASPEC, visite o site e redes sociais oficiais.