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Acolhimento na Educação Infantil: amor e responsabilidade

Conheça os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil


Créditos da imagem: Divulgação
Uma criança sente-se acolhida no ambiente escolar quando tem seus direitos respeitados e contemplados.

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21/11/23 às 15:26
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Tarefa diária dos professores e funcionários da escola, o acolhimento segue por todo percurso escolar. Acolher é oferecer olhares, atenção, tempo, escuta, cuidado, disponibilidade. O acolhimento está no carinho dos funcionários no portão de entrada da escola, na confiança na capacidade da criança em cuidar de si e de seus pertences, na ambientação das salas e corredores feita pelas auxiliares para receber a meninada, na seleção de materiais e objetos para atender às particularidades de cada turma, na escuta atenta aos conflitos e mediação destes, no comprometimento dos professores com as intencionalidades pedagógicas durante as propostas e atividades, etc. Ou seja, a acolhida às crianças atravessa a experiência escolar de muitas maneiras. É uma postura de respeito à infância. 

É muito comum que os termos acolhimento e adaptação sejam confundidos ou até mesmo usados como sinônimos. O que ocorre, de fato, é que um integra o outro. É primordial que na fase de adaptação, ou seja, no período de familiarização das crianças com o ambiente escolar, estas sintam-se acolhidas para que possam construir os vínculos neste novo espaço. No entanto, a ideia de adaptação vincula-se aos primeiros dias da vida escolar de uma criança, em um movimento gradativo que vai se construindo nas interações. Não tem uma data específica para acabar, pois cada criança vive um processo único. 

Uma criança sente-se acolhida no ambiente escolar quando tem seus direitos respeitados e contemplados. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as crianças têm os seguintes direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. 

Diretos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

No primeiro dia de aula na Escola Balão Vermelho, por exemplo, acontecem os rituais de passagem de uma turma para outra. As crianças veteranas são recebidas pela professora do ano anterior em um ambiente conhecido e agradável e somente após uma roda de conversa acolhedora são apresentadas à nova professora.

As rodas de conversa são momentos primorosos para acolher as demandas da meninada. Nesse espaço de verbalizar ideias e sentimentos, as crianças contribuem com relatos de experiências vividas e apresentam suas hipóteses sobre sua leitura de mundo. O professor cuida para que todos possam falar e serem ouvidos. 

Jorge Larrosa, autor da epígrafe deste artigo, afirmou: 

Cada professor vê beleza na sua disciplina: os de matemática nos teoremas, de química na tabela periódica dos elementos, de geografia na formação calcária na montanha, de história em um pedaço de cerâmica medieval. Todo professor sabe que esses pequenos elementos são capazes de revelar o mundo e se emocionam quando sabem que seu trabalho valeu a pena e quando são capazes de transmitir aos alunos esse amor. Então, só um professor enraizado na beleza do mundo, seja a língua, a música, os teoremas ou as montanhas, pode introduzir as crianças nessa beleza e nessa pátria que é o mundo. 

A escola também promove situações em que os alunos se identificam como sujeitos da própria história, sendo ouvidos e acolhidos. É parte do currículo que as crianças possam pesquisar sobre assuntos de seu interesse. Com escuta atenta, os professores constroem projetos com seus alunos a partir de temas relevantes para o grupo. 

O acolhimento não se encerra. É ato de amorosidade que se perpetua ao longo da vida escolar. Vale destacar que acolher a criança deve contemplar as relações de parceria entre a família e a escola.

Além da escola regular, o Balão Vermelho oferece o programa MAIS BALÃO: uma iniciativa que visa enriquecer a rotina escolar, incorporando práticas que anteriormente eram exclusivas do ambiente familiar. O objetivo é oferecer um atendimento mais abrangente às necessidades de crianças e famílias, por meio da modalidade de extensão da jornada escolar. A proposta inicialmente oferecida no turno da tarde , posteriormente será ampliada para o turno da manhã. O programa busca alternar momentos de escolhas individuais, atividades em pequenos grupos, alimentação, cuidados pessoais, descanso, brincadeiras e aprendizados com crianças de diferentes idades, enriquecendo a rotina escolar.