FecharX

Agressão representa 70% dos crimes contra pessoas com deficiência

<p>Disque Direitos Humanos já recebeu 58 denúncias este ano; relatos são encaminhados aos órgãos públicos e conselhos de direitos</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

Quase 73% das denúncias de crimes contra pessoas com deficiência registrados no primeiro trimestre deste ano foram de agressão e maus-tratos. No total, o Disque Direitos Humanos recebeu 58 relatos, sendo cinco de abandono material, quatro de abuso sexual, 42 de agressão e maus-tratos e sete de ?outros?.

O disque é um serviço telefônico que recebe, encaminha e monitora qualquer tipo de denúncia de violação de direitos humanos. Os relatos são encaminhados aos órgãos públicos (prefeituras, Ministério Público e delegacias especializadas) e aos conselhos de direitos. Dependendo da urgência do caso, a Polícia Militar pode ser acionada.

A ligação é gratuita para o 0800 031 1119 é sigilosa. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Outras denúncias

As violações dos direitos das crianças e dos adolescentes continuam como as mais denunciadas.  Foram 531 no primeiro trimestre, média de 17, 7 por dia.  Os crimes contra idosos estão em segundo lugar entre os mais relatados: foram 368.

Além das denúncias mais recorrentes, o serviço também recebe ligações de problemas relativos ao meio ambiente, abuso de poder, assistência à saúde, administração pública, assistência ao preso, droga e alcoolismo.

As informações são da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).

Agência Minas