FecharX

Agulhas ajudam vestibulando a relaxar

<p>Acupuntura é indicada para deixar os estudantes mais calmos na hora da prova</p>



Créditos da imagem:
Main 3004 acupuntura vestibular
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Você estuda durante todo o ano, diminui as saídas com os amigos, deixa de viajar nos finais de semana, faz centenas de simulados, mas, quando chega na hora da prova, a ansiedade fala mais alto. O coração acelera, as pernas e mãos tremem e você simplesmente não consegue responder as perguntas da prova. A ansiedade é um dos principais inimigos de quem presta o vestibular. E para combatê-lo vale tudo, inclusive terapias alternativas como meditação, acupuntura, pedras quentes, shiatsu, exercícios de respiração.

Carolina Eugênia Ferreira, de 22 anos, é candidata ao curso mais concorrido do Brasil, ao de Medicina. A pressão é grande, assim como a ansiedade. Por isso, ela escolheu a acupuntura para ficar mais calma neste momento da vida. ?A acupuntura me atraiu principalmente por ela ser um método alternativo às típicas drogas usadas pelos vestibulandos, como ansiolíticos e ritalina. Eu fiz uso durante bastante tempo dessas medicações e, graças às agulhas, me libertei delas?, explica Carolina.

banner-unifenasA estudante faz sessões de acupuntura uma vez por semana, mas, na época de provas, aumenta o número de sessões. Ela é paciente da fisioterapeuta, especializada em Acupuntura, Flávia Ferreira. A profissional explica que o aluno fica mais relaxado porque a acupuntura promove, principalmente, o controle da ansiedade e do estresse que geram um aumento de irritabilidade e impaciência. ?Além disso, aumenta a concentração e melhora a capacidade de raciocínio e absorção do conhecimento?, conta Flávia.

Carolina garante que o efeito é imediato. ?Com as agulhas sinto que ativo as energias do meu corpo e da minha mente que proporcionam uma melhora na concentração. E ainda elimina dores típicas de quem fica horas sentado na mesma posição?, relata. A estudante conta que a angústia, a falta de ânimo e o nervosismo também vão para o espaço com a acupuntura.

Segundo a fisioterapeuta, o estudante pode fazer uma sessão até um dia antes da prova. ?Mas o ideal mesmo é que ele comece um acompanhamento bem antes do vestibular para manter os benefícios. E é importante que ele possa associar a terapia a alguma atividade física, como uma academia, uma caminhada ou uma aula de dança. Qualquer atividade que traga algum prazer e quebre um pouco a rotina de estudos?, conclui.

Acupuntura ajuda a eliminar angústia e desânimo

Acupuntura ajuda a eliminar angústia e desânimo em vestibulandos