Anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema; longa, que estreia no país em 7 de novembro, tem recebido elogios da crítica
O filme ‘Ainda estou aqui’, adaptação que o cineasta Walter Salles Jr. (Central do Brasil) fez do livro homônimo do jornalista Marcelo Rubens Paiva, foi o escolhido do Brasil na disputa por uma caga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025. No dia 17 de dezembro, a Academia de Hollywood divulga uma lista dos pré-selecionados para o prêmio.
Antes da estreia oficial, o filme vai ser exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 17 e 30 de outubro. A estreia nos cinemas do país acontece no dia 7 de novembro.
Outros filmes estavam na disputa para representar o Brasil na corrida do Oscar: ‘Cidade Campo’, de Juliana Rojas; ‘Levante’, de Lilah Halla, ‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz, ‘Saudade Fez Morada Aqui Dentro’, de Haroldo Borges; e ‘Sem Coração’, de Nara Normande e Tião.
A obra conta a história de Eunice, que se formou em Direito e se tornou uma das mais importantes ativistas dos Direitos Humanos no Brasil depois que seu marido, o então deputado federal Rubens Paiva foi perseguido e assassinado pela ditadura militar brasileira, deixando cinco filhos. Um deles, o jornalista Marcelo Rubens Paiva, que lançou em 2015 livro em que conta a história da mãe, falecida em 2018, aos 86 anos.
No filme, o casal Rubens e Eunice Paiva é interpretado por Selton Mello e Fernanda Torres, que tem arrancado elogios da crítica especializada pelo mundo.
Leia mais: Cinema estende promoção de ingressos a R$ 12 por mais dias