FecharX

Alto índice de acidentes no trânsito é alvo de campanha mundial no mês de maio

Para apoiar o Maio Amarelo, a Proauto e a 99 firmaram uma parceria e estão oferecendo desconto no aplicativo



Créditos da imagem: Proauto
Main carro batido proauto
Redação Sou BH
08/05/19 às 13:33
Atualizado em 08/05/19 às 13:34

O Brasil está em quarto lugar no ranking de mortes por acidente de trânsito no mundo. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram ainda que essa é a principal causa de morte entre pessoas de 5 a 29 anos no país. Em Belo Horizonte, cerca de 25 motoqueiros são atendidos diariamente, no Hospital João XXIII, devido a acidentes.

E, apesar da redução de quase 30% em seis anos no número de mortes no trânsito nas capitais brasileiras, segundo o Ministério da Saúde, o país ainda está longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), de diminuir em 50% a quantidade de vítimas de 2011 a 2021.          

Esse quadro preocupante, que se repete em outras nações, faz com que este mês seja dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito no mundo inteiro. O Maio Amarelo envolve o setor público, a iniciativa privada e toda sociedade em torno de uma única causa: diminuir o número de acidentes envolvendo pedestres, motoristas, ciclistas e passageiros.

Entre os motivos que mais provocam as batidas estão: excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamento de segurança, como cinto e capacete, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo cansaço.

Ações em BH

A associação de proteção veicular Proauto é apoiadora do movimento desde 2018. E acompanha de perto a realidade violenta do nosso trânsito. Em 2018, dos 8.087 sinistros registrados por eles, 38% foram acidentes com perda total. Para a responsável pelo Marketing da associação, Ana Luiza Meireles, é preciso uma mobilização geral para reverter o quadro. “Diariamente milhares de vidas são perdidas no trânsito e queremos chamar a atenção para isso durante todo o ano. Com ações contínuas para conscientização dos cidadãos, é possível alterar nossa realidade atual. Mais empresas deveriam abraçar essa causa.”

Por isso mesmo, a Proauto se associou ao aplicativo de mobilidade urbana 99 e está promovendo ações de conscientização. Para incentivar quem vai beber a deixar o carro em casa, o aplicativo está oferecendo 20% de desconto para os clientes que usarem o código PROAUTO20 em uma corrida até o dia 31 de maio.

Além disso, a Proauto vai estar presente em cinco bares da cidade, divulgando o Maio Amarelo, distribuindo vouchers de 30% de desconto na proteção veicular. A ação acontece às sextas e sábados deste mês no Almanaque Minas Shopping, Anchieta e Cidade; Assacabrasa BH e Itaú Shopping; Boi Lourdes; Buteco do Maranhão e Paracone I e II.

O movimento

Em maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da OMS, que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em 178 países. Por isso, o mês de maio se tornou referência mundial para as ações que buscam reduzir o número de vítimas no trânsito.  

O amarelo simboliza atenção e a sinalização de advertência no trânsito. Desta forma, o objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.

No Brasil

Com o mote "No trânsito, o sentido é a vida", a campanha deste ano pretende levar à sociedade reflexões sob o comportamento seguro no trânsito, por meio de ações voltadas também às crianças. A ação publicitária #Me Ouça propõe que os adultos escutem o conselho dado por uma criança, que geralmente tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.