Variedades

Alto índice de acidentes no trânsito é alvo de campanha mundial no mês de maio

Para apoiar o Maio Amarelo, a Proauto e a 99 firmaram uma parceria e estão oferecendo desconto no aplicativo


Créditos da imagem: Proauto

Redação Sou BH

|
08/05/19 às 13:33
compartilhe

O Brasil está em quarto lugar no
ranking de mortes por acidente de trânsito no mundo. Os dados da Organização
Mundial da Saúde (OMS) mostram ainda que essa é a principal causa de morte
entre pessoas de 5 a 29 anos no país. Em Belo Horizonte, cerca de 25
motoqueiros são atendidos diariamente, no Hospital João XXIII, devido a
acidentes.

E, apesar da redução de quase 30%
em seis anos no número de mortes no trânsito nas capitais brasileiras, segundo
o Ministério da Saúde, o país ainda está longe da meta estabelecida pela
Organização das Nações Unidas (ONU), de diminuir em 50% a quantidade de vítimas
de 2011 a 2021.          

Esse quadro preocupante, que se
repete em outras nações, faz com que este mês seja dedicado à conscientização sobre
segurança no trânsito no mundo inteiro. O Maio Amarelo envolve o setor público,
a iniciativa privada e toda sociedade em torno de uma única causa: diminuir o
número de acidentes envolvendo pedestres, motoristas, ciclistas e passageiros.

Entre os motivos que mais provocam
as batidas estão: excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamento
de segurança, como cinto e capacete, consumo de bebidas alcoólicas antes de
dirigir ou até mesmo cansaço.

Ações em BH

A associação de proteção veicular
Proauto é apoiadora do movimento desde 2018. E acompanha de perto a realidade
violenta do nosso trânsito. Em 2018, dos 8.087 sinistros registrados por eles,
38% foram acidentes com perda total. Para a responsável pelo Marketing da
associação, Ana Luiza Meireles, é preciso uma mobilização geral para reverter o
quadro. “Diariamente milhares de vidas são perdidas
no trânsito e queremos chamar a atenção para isso durante todo o ano. Com ações
contínuas para conscientização dos cidadãos, é possível alterar nossa realidade
atual. Mais empresas deveriam abraçar essa causa.”

Por isso mesmo, a Proauto se
associou ao aplicativo de mobilidade urbana 99 e está promovendo ações de
conscientização. Para incentivar quem vai beber a deixar o carro em casa, o
aplicativo está oferecendo 20% de desconto para os clientes que usarem o código
PROAUTO20 em uma corrida até o dia 31 de maio.

Além disso, a Proauto vai estar presente em cinco bares da
cidade, divulgando o Maio Amarelo, distribuindo vouchers de 30% de desconto na proteção veicular. A ação acontece às
sextas e sábados deste mês no Almanaque Minas Shopping, Anchieta e Cidade; Assacabrasa
BH e Itaú Shopping; Boi Lourdes; Buteco do Maranhão e Paracone I e II.

O movimento

Em maio de 2011, a ONU
decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da
OMS, que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em
178 países. Por isso, o mês de maio se tornou referência mundial para
as ações que buscam reduzir o número de vítimas no trânsito.  

O amarelo simboliza
atenção e a sinalização de advertência no trânsito. Desta forma,
o objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade sobre os impactos
sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para
assim mudar atitudes.

No Brasil

Com o mote “No trânsito, o sentido é a vida”, a
campanha deste ano pretende levar à sociedade reflexões sob o
comportamento seguro no trânsito, por meio de ações voltadas também às
crianças. A ação publicitária #Me Ouça propõe que os adultos escutem o
conselho dado por uma criança, que geralmente tem uma percepção e absorção do
que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.