PBH APP permite envio de alertas a autoridades para ações imediatas contra importunação
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta terça-feira (10) uma nova funcionalidade no PBH App para denúncias de importunação sexual em ônibus. Com a ferramenta, vítimas ou testemunhas podem registrar o ocorrido diretamente no celular, informando o número do veículo e o telefone para contato. O aplicativo é oferecido gratuitamente para Android e iOS.
O alerta é enviado ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que, por meio da localização do ônibus via GPS, aciona a Guarda Municipal ou a Polícia Militar. Uma viatura é direcionada para interceptar o veículo e encaminhar os envolvidos à Delegacia de Mulheres.
Na tela inicial do PBH App, a funcionalidade “Importunação sexual em ônibus” permite que o usuário preencha os dados necessários para registrar a ocorrência. Após a confirmação do envio, a denúncia é analisada imediatamente pelo COP-BH.
O recurso elimina a necessidade de intermediação do motorista, que atualmente utiliza o “botão do assédio” para alertar sobre ocorrências. Desde o lançamento do botão, em 2018, ele foi acionado cerca de 120 vezes, sendo 18 registros apenas em 2024, até 30 de novembro.
O comandante da Guarda Municipal, Júlio Cesar Pereira, destacou a importância da nova ferramenta para o enfrentamento da importunação sexual no transporte público. “Esse novo modo de denúncia pelo app torna o combate ao assédio uma responsabilidade de todos, uma vez que qualquer um pode denunciar. E também facilita muito a ação imediata, considerando que a ausência da denúncia e o silêncio são fatores que favorecem a impunidade do agressor”, afirmou.
A diretora do COP-BH, Georgia Ribeiro, destaca que a nova funcionalidade agilizará as denúncias e reduzirá a exposição da vítima. Para André Dantas, superintendente de Mobilidade do Município, a iniciativa “visa aumentar a confiança da população no sistema de transporte coletivo, promovendo um ambiente de mais acolhimento e respeito para todos”.
O PBH App está disponível para download na App Store e Google Play. A nova funcionalidade já pode ser utilizada por todos os moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.