FecharX

Após rodar pelo interior de Minas, 'Busão da Vacina' chega à Grande BH

Projeto da Cruz Vermelha já percorreu 13 municípios e vacinou mais de 11 mil pessoas



Créditos da imagem: Fábio Marchetto
Main 160621 f%c3%a1bio marchetto  69
Além das doses aplicadas contra a Covid-19, o projeto também já levou a imunização contra a gripe e meningite
Redação Sou BH
26/07/21 às 13:49
Atualizado em 26/07/21 às 13:49

O 'Busão da Vacina', veículo transformado em unidade móvel de saúde para levar vacinas contra várias doenças - entre elas a covid-19 e a gripe - aos mineiros mais vulneráveis chega nesta segunda-feira (26) à região metropolitana de Belo Horizonte, após 38 dias circulando por cidades do interior de Minas. Em Ribeirão das Neves serão vacinadas pessoas acima de 39 anos, além de grávidas, lactantes e puérperas. A expectativa é imunizar cerca de 500 pessoas por dia, com doses da Astrazeneca e da Pfizer. Já em Esmeraldas serão vacinadas as pessoas com idade superior aos 37 anos.

Veja abaixo a programação completa:

  • 26/07 – Ribeirão das Neves, Justinópolis
    Rua Luís Cesari do número 9 ao 51, em frente a Praça de Justinópolis
  • 27/07 – Ribeirão das Neves, Centro
    Av. dos Nogueiras, em frente a Praça Nossa Senhora das Neves
  • 28/07 – Ribeirão das Neves, Veneza
    Av. Osvaldo Alves Araújo, 587
  • 29/07 – Esmeraldas, Centro
    Praça Getúlio Vargas

Até agora, o Busão da Vacina percorreu 13 municípios e vacinou mais de 11 mil pessoas, passando por regiões como o norte mineiro, o leste do estado e o Campo das Vertentes. Além das doses aplicadas contra a Covid-19, o projeto também já levou a imunização contra a gripe e meningite. A disponibilidade das doses e dos profissionais da saúde que aplicam a vacina é realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde em cada cidade.

O projeto é realizado a partir da parceria entre a Cruz Vermelha Brasileira, Mercedes Benz e Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. A circulação no estado conta com a parceria do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Saúde e Movimento Unidos Pela Vacina.

Atualmente, há apenas três unidades como essa no mundo, sendo duas no Brasil, uma na região Nordeste e outra em Minas Gerais. A equipe da Cruz Vermelhas que circula com o ônibus reúne seis pessoa. O projeto Busão da Vacina promove também ações educativas na área da Saúde, informações sobre a pandemia e medidas preventivas, além de atividades de acolhimento psicossocial.