Projeto da Cruz Vermelha já percorreu 13 municípios e vacinou mais de 11 mil pessoas
O ‘Busão da Vacina’, veículo transformado em unidade móvel de saúde para levar vacinas contra várias doenças – entre elas a covid-19 e a gripe – aos mineiros mais vulneráveis chega nesta segunda-feira (26) à região metropolitana de Belo Horizonte, após 38 dias circulando por cidades do interior de Minas. Em Ribeirão das Neves serão vacinadas pessoas acima de 39 anos, além de grávidas, lactantes e puérperas. A expectativa é imunizar cerca de 500 pessoas por dia, com doses da Astrazeneca e da Pfizer. Já em Esmeraldas serão vacinadas as pessoas com idade superior aos 37 anos.
Veja abaixo a programação completa:
Até agora, o Busão da Vacina percorreu 13 municípios e vacinou mais de 11 mil pessoas, passando por regiões como o norte mineiro, o leste do estado e o Campo das Vertentes. Além das doses aplicadas contra a Covid-19, o projeto também já levou a imunização contra a gripe e meningite. A disponibilidade das doses e dos profissionais da saúde que aplicam a vacina é realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde em cada cidade.
O projeto é realizado a partir da parceria entre a Cruz Vermelha Brasileira, Mercedes Benz e Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. A circulação no estado conta com a parceria do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Saúde e Movimento Unidos Pela Vacina.
Atualmente, há apenas três unidades como essa no mundo, sendo duas no Brasil, uma na região Nordeste e outra em Minas Gerais. A equipe da Cruz Vermelhas que circula com o ônibus reúne seis pessoa. O projeto Busão da Vacina promove também ações educativas na área da Saúde, informações sobre a pandemia e medidas preventivas, além de atividades de acolhimento psicossocial.