Variedades

Após rompimento de barragem, Lagoa do Nado é parcialmente reaberto pela PBH

Ainda não há previsão para reabertura completa; barragem com 60 milhões de litros d’água rompeu no dia 13 de novembro


Créditos da imagem: Suziane Brugnara/PBH
Lagoa do Nado Até a década de 1960, a área do parque era parte da Fazenda Engenho Córrego do Nado, de propriedade da família do ex-prefeito de BH, Américo Renné Giannetti

Pedro Grossi

|
04/12/24 às 15:53
compartilhe

A prefeitura de Belo Horizonte reabriu parcialmente na última terça-feira, 3, o Parque Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã. O local estava interditado desde o último dia 13 de novembro, quando a represa da lagoa rompeu após uma forte chuva. Segundo a prefeitura, todo o fluxo de entrada e saída do parque será feito pela chamada Portaria 2, (rua Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã). O parque funciona de terça a domingo, das 6h40 às 21h.

Ainda de acordo com o executivo municipal, para a reabertura parcial do local foram priorizadas as áreas onde estão localizados o playground, a academia a céu aberto, as quadras de peteca, de tênis e poliesportiva, a biblioteca e a lanchoente, a pista de skate, a tenda do bosqiunho, a praça do sol e o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional (CRCP), que também retomou suas atividades. As outras áreas do parque seguem fechadas até que as obras de recuperação e reconstrução da lagoa sejam concluídas.

Recuperação da represa

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), na última segunda-feira, 2, Leandro César, secretário municipal de Obras e Infraestrutura, informou que foi criada uma sindicância para apurar as causas do problema. Até o final deste ano, segundo o secretário, será definida a modalidade de contratação para as obras de reconstrução, que devem ter início no começo de 2025.

Leia mais: BH recebe Front Games, maior evento de esportes urbanos de Minas Gerais