FecharX

Arraial de Belô chega ao fim neste domingo

<p align="left">Na capital mineira, a festa junina foi adiada para julho</p>



Créditos da imagem:
Main 2507 arraial
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Não foi só o calendário escolar que a Copa do Mundo alterou, os jogos também adiaram aquele tão esperado clima de interior trazido pelas festas juninas. Em Belo Horizonte, o tradicional ?Arraial de Belô? começou no primeiro fim de semana após o torneio, de 17 a 27 de julho. Uma ?decisão prudente? segundo o presidente da Belotur, Mauro Werkema, já que ?todos os recursos humanos, técnicos e operacionais estavam focados na Copa do Mundo, e não só da Belotur?.

Considerada uma das maiores festas juninas do país, o arraial integra o calendário oficial da cidade há 36 anos e reuniu 30 mil pessoas na Praça da Estação, na edição 2013. Maria Luíza Menezes, 60 anos, moradora do bairro Fernão Dias, sempre gostou de festa junina e resolveu curtir bem de pertinho o arraial deste ano. ?Dessa vez, fiquei esperta, vou acompanhar a programação. Quero ver os noivos, a coreografia, amo quadrilha e todo esse colorido. Quero poder estar no meio do povo, sem confusão, nesse clima de interior?, contou empolgada ao lado do marido, Mário de Menezes.

As meninas Rafaela, de 4 anos, e Maria Eduarda, de 7, também se encantaram com os noivos e marcaram presença na Praça da Estação, ao lado de toda família. Vestidas a caráter e com as bochechas cheias de pintinhas olhavam atentas às apresentações. ?É a nossa cultura, temos que prestigiar?, disse a mãe Kênia da Silva Rios, 28, moradora do bairro Camargos, que fez questão de levar a família toda para a festa: ?não tem problema nenhum, é tudo bem organizado. As comidas típicas, as danças, a decoração, não falta nada. Com certeza, participaremos outras vezes?.

A adolescente Bruna Silva, 14, da Região Vale do Jequitinhonha, não só ama o festejo como participa ativamente. Ela é uma das dançarinas da quadrilha Junina Renascer, que integra o Festival Estadual de Quadrilhas. ?Sou encantada pela tradição, pelas histórias por traz dessa grande celebração. Gosto muito de fazer parte da festa, danço desde os 12 anos. Via minha prima participar e resolvi seguir os passos dela?. Tiago Soares, 25, também aprecia as tradições e integra a Quadrilha Perecolândia, de Itabira, além de coordenador, ele é o admirado noivo. ?Uma posição de destaque, não só por chamar atenção, mas por serem os noivos a puxar a dança, servindo de referência para os outros dançarinos?.

O Arraial de Belô chega ao fim neste final de semana. Hoje (25), a partir das 18h, a Praça da Estação recebe a apresentação das quadrilhas do Grupo Especial e os shows de Tau Brasil e Rachel Antonini. No sábado (26), é a vez das quadrilhas do Festival Estadual se apresentarem a partir das 17h. A dupla Marcelo Silva e Ryan se apresentam em seguida. E no domingo (27), para fechar a grande festa, Quincas da Viola dá início ao Arraial a partir das 17h.