Variedades

‘Arte nas Águas’: Dupla Bicicleta Sem Freio inaugura mural em reservatório da Copasa


Créditos da imagem: Natália Hare
Arte nas Águas Obra da dupla goiana Bicicleta Sem Freio, em Divinópolis

Pedro Grossi

|
08/11/24 às 19:50 - Atualizado em 08/11/24 às 20:33
compartilhe

A dupla goiana Bicicleta Sem Freio e os artistas locais Mika Ribeiro e William Pinguim entregaram a primeira tela do projeto ‘Arte nas Águas de Minas’, iniciativa da Copasa, do Ministério da Cultura e da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), que vai espalhar 18 murais artísticos em reservatórios da Copasa no Estado. O lançamento do painel, no bairro Interlagos, em Divinópolis, aconteceu na última quarta-feira, 6.

O projeto acontece até 2025 em reservatórios da Copasa nos municípios de Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano. Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do grafite, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados pela curadoria do projeto, e outros 12 artistas locais (dois por cidade), escolhidos por edital.

Pinturas e Parcerias

Artista há 25 anos, com trajetória calcada no estilo do graffiti, William Pinguim assinou um painel intitulado “Plantando Água nas Montanhas”, que remonta ao caminho das águas do Brasil, mais especificamente de Minas Gerais. Com um trabalho voltado para referências do boho, do flat do e do contemporâneo, Mika Ribeiro assinou o painel “A História de Itapecerica”, em homenagem à cidade de seus pais, onde vive desde 2020.

Os goianos do Bicicleta Sem Freio deixam três obras na unidade da Copasa: “Deságua”, “Sagui” e “Tucano”. Com uma mistura inconfundível de iconografia pop psicodélica, cores tropicais e um espectro de personagens surreais e maravilhosos, o trabalho da dupla explora temas como pós-existencialismo, cultura global e neotropicalismo.

Leia mais: ‘Arte Nas Águas’: Projeto espalha muralismo e grafite em reservatórios da Copasa