Lançada ontem, iniciativa vai acontecer em 18 reservatórios de água no Estado; artistas serão convidados e selecionados via edital
Foi lançado nesta segunda-feita, 23, na sede da Copasa, em Belo Horizonte, o projeto ‘Arte nas Águas de Minas’. A iniciativa prevê a criação de 18 obras artísticas em reservatórios da entidade no estado. Durante a solenidade de abertura, que contou com representantes do Ministério da Cultura, da Copasa e da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), foi liberado o primeiro edital do projeto, que vai selecionar dois artistas locais para trabalharem com os artistas convidados Bicicleta Sem Ferio, renomada dupla de muralistas goianos.
O projeto acontece até 2025 em reservatórios da Copasa nos municípios de Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano. Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do grafite, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados pela curadoria do projeto, e outros 12 artistas locais (dois por cidade), escolhidos por edital.
A primeira cidade com edital aberto é Divinópolis, na região Central, que vai selecionar dois artistas locais para trabalharem ao lado da renomada dupla goiana Bicicleta Sem Freio. Composta pelos muralistas Douglas de Castro e Renato Reno, a dupla é reconhecida internacionalmente por suas ilustrações e murais que misturam iconografia pop psicodélica e neo-tropicalismo.
Leia mais: Diretores-roteiristas de ‘Arábia’ lançam livro sobre processo criativo do filme