FecharX

Recém-nascidos são atacados por formigas no CTI da Maternidade Odete Valadares; veja vídeo

Segundo funcionários, há dias os insetos aparecem no hospital e nada foi feito



Créditos da imagem: Escola de Medicina UFOP
Main 182022 escola medicina ufop mov
Redação Sou BH
26/03/18 às 20:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

A Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (ASTHEMG) denunciou uma infestação de formigas em incubadoras no berçário da Maternidade Odete Valadares, na região Oeste de Belo Horizonte. Um funcionário do hospital filmou as formigas andando sobre um recém-nascido que estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) neonatal para comprovar a denúncia feita à direção da instituição.

Segundo a denúncia, publicada na última sexta-feira (23) no site da associação, os enfermeiros estão tentando solucionar a situação nos berçários e nas incubadoras há dias com cuidados diários na limpeza, mesmo assim os insetos continuam no local. “Isso já vem acontecendo há alguns dias. Mesmo com as reclamações e denúncias dos funcionários para a direção do hospital, exigindo uma providência para solucionar o problema, nada tem sido feito”, diz trecho da nota.


A ASTHEMG garante em nota que o funcionário que filmou rapidamente a situação estava realizando o procedimento para retirar as formigas e que só era possível comprovar a denúncia com as imagens gravadas. “Os funcionários estão fazendo o possível para evitar esses ataques e manter os bebês seguros, mas o problema precisa de uma solução especializada para acabar com o foco das formigas”, sustenta a associação.

Já a direção da Maternidade Odete Valadares (MOV) afirma que está investigando a infestação de formigas no salão do CTI neonatal e que todas as providências foram tomadas e novas dedetizações foram feitas. “Em função do reaparecimento das formigas, a empresa de dedetização foi notificada e retornou à maternidade para nova aplicação de formicida mais potente. Junto a isso, foi realizada uma desinfecção terminal no local, após o remanejamento para outros leitos de todos os bebês e da troca das incubadoras”, informou em nota a direção do hospital.

Em relação ao bebê do vídeo, o hospital garantiu que ele está bem, mas continua sob os cuidados médicos intensivos.