FecharX

Barreiro comemora 159 anos com festa

<p>Região, que já foi uma fazenda, promove uma programação cultural e de lazer em agosto</p>



Créditos da imagem:
Main 0608 barreiro
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

A região do Barreiro, em Belo Horizonte, completa 159 anos. Antes uma fazenda, depois cidade satélite, distrito e atualmente um polo comercial, a região possui cerca de 300 mil habitantes e 12 mil estabelecimentos de comércio, serviços e indústrias. Para comemorar o aniversário, diversos eventos estão sendo promovidos durante o mês de agosto. Apresentações culturais, oficinas, exposições e atividades sociais, são algumas das atrações levadas para espaços públicos de diversos bairros da região.

Embora a data que marca o aniversário seja o dia 3 de agosto, as comemorações começaram no sábado (2), quando milhares de pessoas se reuniram na avenida Deputado Álvaro Antônio para o já tradicional Arraial de Belô. Três quadrilhas, a dupla Ranner & Henrique e a banda Chama Chuva se apresentaram no ritmo do forró.

Para quem preferiu o som marcado pela percussão, teve oficina e show de lançamento do CD Vai Neguinho, de U-Gueto, no bairro Lindéia. No domingo, cerca de mil pessoas prestigiaram a apresentação da peça teatral ?Ai meu Zeus?, promovida pelo Circo Sesi, em parceria com a Prefeitura, no Complexo Esportivo Milionários.

A primeira semana de programação comemorativa segue com exposições, gravação de DVD e oficina de quadrinhos. Na semana seguinte, além de exposições, tem concerto de canto e violão, com música erudita e popular, exibição de documentário sobre a história do grupo de dança local, Grupo Brother Soul, que alcançou visibilidade nacional, além de espetáculo teatral.