FecharX

Belo Horizonte recebe edição do festival Tudo é Jazz

Programação promete reunir música, exposição e debates literários com temática musical



Créditos da imagem: Leonardo Miranda
Main leonardo miranda divulgacao capa
Atrações estão concentradas no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade
Redação Sou BH
05/07/22 às 09:57
Atualizado em 05/07/22 às 09:58

Entre os dias 13 e 30 de julho, Belo Horizonte vai receber o festival "Tudo é Jazz", criado há 20 anos em Ouro Preto e que promove o intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo. A programação gratuita está concentrada no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, e promete reunir música, exposição e debates literários com temática musical. O Tudo é Jazz deste ano fará homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria do festival, o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho.

Segundo o diretor do festival, a partir da análise e reflexão sobre as comunidades impactadas pelo evento nestes 20 anos, nasceu o desejo de ampliar e fortalecer o Tudo é Jazz, levando diversas atividades gratuitas ao público. “As localidades foram contempladas tendo em vista seu perfil social, contexto histórico, geográfico, demografia, necessidades e expectativas”, explica Rud Carvalho, ao citar os municípios e distritos mineiros eleitos: São Gonçalo do Bação (distrito de Itabirito), Miguel Burnier (distrito de Ouro Preto), Ouro Branco, Moeda, Catas Altas, Congonhas, Belo Horizonte, além de Ouro Preto, que acontecerá no período de 30 de julho a 07 de agosto e contará, como sempre, com uma extensa programação de shows nacionais e internacionais como Madeleine Peyroux , Ana Canas e Tributo a Frank Sinatra com Wilson Sideral, Carla Scena e Jazz Big Band Bauru, dentre outros.

O Tudo é Jazz é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, apresentado pela Gerdau e conta também com o aporte do Instituto Cultural Vale. A Gerdau também é patrocinadora do festival por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O festival conta ainda com apoio das prefeituras de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e  Itabirito.

Programação gratuita em BH
(não é necessária a retirada de ingressos)

Exposição 20 anos do  festival TUDO É JAZZ com fotos do fotógrafo Eduardo Trópia e curadoria do fotógrafo Guilherme Horta
Data: 13 a 30 de julho 
Horário: 12 às 18 horas de terça a domingo e quinta-feira, das 12 às 22 horas.

Dia Nacional do Rock - Rock é no Metal com a Banda Midnight Mocca
Data: 14 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas

Show de Magno Alexandre Quarteto
Data: 16 de julho (sábado)
Horário: 16 horas

Show do Duo Foz
Data: 21 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas

Show Gabriela Pepino
Data: 21 de julho (quinta-feira)
Horário: 20 horas

Show da Happy Feet
Data: 23 de julho (sábado)
Horário: 16 horas

Tudo é Jazz convida Sempre um papo: Tulio Mourão e Chico Amaral conversam com Afonso Borges
Data: 28 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas