FecharX

Belo Horizonte testa uso de smartphones para pagamento de passagens de ônibus

Confira como será feita a liberação da catraca e quais linhas contempladas



Créditos da imagem: Marcos Viera/EM/D.A Press
Main marcos viera em d.a press
De acordo com os Consórcios Transfácil e Ótimo, a liberação da catraca será por aproximação do smartphone na tela de leitura do equipamento
Redação Sou BH
22/02/21 às 12:52
Atualizado em 22/02/21 às 12:54

Começa nesta segunda-feira (22) o projeto-piloto que utiliza o smartphone para realizar o pagamento de passagem de ônibus em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Inicialmente, os testes estão disponíveis apenas para usuários do sistema Android e para os passageiros da linha 2152 (Salgado Filho/Cruzeiro) e para quem utiliza as estações do Move Rio de Janeiro e Carijós, no Centro. Para os clientes que utilizam o sistema metropolitano, os testes são nas Estações Tupinambás e Espírito Santo, também no Centro.

De acordo com os Consórcios Transfácil e Ótimo, o pagamento será feito através de uma carteira digital. Para colocar créditos nessa carteira, o cliente tem como opções: cartão de crédito, débito e boleto. Uma vez realizado o pagamento, a liberação da catraca será por aproximação do smartphone na tela de leitura do equipamento.

Interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com o Transfácil no Instagram para fazer o cadastro.

Como funciona atualmente o sistema de pagamento do transporte coletivo de BH

Atualmente, é possível pagar a passagem com dinheiro e por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Município de Belo Horizonte - Cartão BHBUS, que possui cinco modalidades:

Cartão BHBUS Vale-Transporte - Adquiridos pelos empregadores ou pessoas jurídicas de direito público e fornecidos aos beneficiários (empregados) do vale-transporte.

Cartão BHBUS Usuário - Pode ser adquirido por qualquer usuário do Serviço de Transporte nas modalidades ao Portador e Identificado. Na modalidade Portador, não pode ser bloqueado e não permite ressarcimento dos créditos. Já na modalidade Identificado, em caso de perda ou roubo, o cartão pode ser bloqueado e os créditos remanescentes poderão ser transferidos para uma segunda via. 

Cartão BHBUS Benefício - O Cartão BHBUS Benefício é utilizado pelos beneficiários da gratuidade dos serviços de transporte coletivo. A BHTRANS está autorizada a emitir o Cartão BHBUS Benefício Inclusão para pessoas com insuficiência renal crônica em terapia renal substitutiva, pessoas com deficiência física, auditiva, mental ou visual e a pessoas com transtorno do espectro autista, sendo necessária a   apresentação do cartão para que se possa usufruir da gratuidade. A gratuidade é também assegurada por lei aos oficiais do TRT, da Justiça Federal, carteiros e mensageiros da ECT e agentes de Inspeção do Ministério do Trabalho, mediante apresentação do Cartão BHBUS Benefício.

Cartão BHBUS Master - Destinado ao usuário com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos que deseja   transpor, de forma gratuita, a roleta dos veículos integrantes dos sistemas de transporte público   por ônibus gerenciados pela BHTRANS. Para adquirir o cartão, o cidadão deve se dirigir ao posto de atendimento do Transfácil - consórcio das empresas operadoras responsáveis pelo cadastramento, confecção e distribuição   do cartão - localizado no BHRESOLVE (Av. Santos Dumont, 363, 3º Piso - Centro (BHRESOLVE)), onde fará um cadastro para   produção do cartão personalizado. O cartão é emitido na hora e o beneficiário pode utilizá-lo de imediato, sendo disponibilizadas 10 utilizações diárias. Os documentos necessários para ter direito ao cartão são os originais da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou IPTU). Para obter o Cartão BHBUS Master não é necessário morar em Belo Horizonte, mas a utilização deve acontecer somente em Belo Horizonte.

Cartão BHBUS Benefício Estudantil - O meio passe estudantil é um benefício oferecido pela PBH e corresponde a um desconto de 50% do valor da tarifa paga nos serviços de transporte coletivo de passageiros do município, no percurso entre a residência e a escola do estudante. É destinado preferencialmente a estudantes do Ensino Médio, matriculados e frequentes em estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte e que residem a 1 km ou mais da escola que frequentam. Os estudantes que se enquadram no perfil dos beneficiários devem preencher a pré-inscrição no endereço www.pbh.gov.br/meiopasse. A pré-inscrição é a primeira fase para solicitação do benefício do meio passe escolar.