FecharX

BH confirma quatro mortes por dengue e cerca de 10.500 casos da doença

Além dos óbitos, a capital mineira também registra o primeiro caso de zika



Créditos da imagem: Divulgação/Fiocruz
Main aedes aegypti divulgao fiocruz
Redação Sou BH
10/05/19 às 17:18
Atualizado em 10/05/19 às 17:36

Belo Horizonte tem quatro óbitos por dengue confirmados. As mortes foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), num boletim distribuído nesta sexta-feira (10), que ainda registra 10.490 casos da doença na capital, além de 33.546 ainda em investigação.

De acordo com a secretaria, dois dos quatro óbitos aconteceram em pacientes que já tinham outras doenças, fatores que contribuíram para complicações nos quadros clínicos.

O boletim com os números também apresenta o primeiro caso de zika confirmado na capital mineira, outros 53 permanecem em investigação. Em relação à chikungunya, já foram confirmadas 16 ocorrências.

Veja, abaixo, o quadro com as regiões mais afetadas em BH. O Barreiro continua como a área com o maior número de casos confirmados, um total de 2.773, seguido pela Nordeste, com 1.341.

Atendimento à população

Para ajudar no atendimento aos pacientes com os sintomas de dengue, a Prefeitura de Belo Horizonte conta com o apoio do Exército desde terça. Ao todo, 54 militares atuam na parte administrativa das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos Centros de Atendimento à Dengue (CADs).

Além da ajuda, a prefeitura mantém a estratégia de abrir os Centros de Saúde aos sábados. Três unidades funcionarão, das 8h às 17h. São elas:

- Centro de Saúde São Bernardo – Norte: Rua Vasco da Gama, 334 – São Bernardo

- Centro de Saúde Santa Terezinha – Pampulha: Rua Senador Virgílio Távora, 157 – Santa Terezinha

- Centro de Saúde Andradas – Venda Nova: Rua Mariana Amélia de Azevedo, 21 – São João Batista

Também estarão abertos os três Centros de Atendimento à Dengue (CAD), das 7h às 18h. Os CADs são serviços especializados para atender de forma espontânea, pessoas com sintomas de dengue. Veja:

- CAD Barreiro: Praça Modestino Sales Barbosa, 100 – Flávio Marques Lisboa

- CAD Nordeste: Rua Joaquim Gouvêia, 560 – São Paulo

- CAD Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 175, 2º andar – Venda Nova

Dengue em Minas

No último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última terça-feira (7), Minas Gerais registrou 209.276 casos prováveis – a soma de casos confirmados e suspeitos – de dengue. Ainda sem a atualização das mortes em BH, a secretaria pontuou que, em 2019, foram confirmados 25 óbitos por dengue nos municípios de Arcos (1), Betim (9), Contagem (2), Frutal (1), Ibirité (1), Paracatu (1), Uberlândia (8) e Unaí (2). São 82 óbitos em investigação para dengue.