FecharX

BH é capital nacional dos botecos e lidera proporção de bares por habitante

Título informal da cidade ganha base estatística em estudo divulgado pela Abrasel



Créditos da imagem: Isa Santos
Main main c488bf34 b965 427f 9692 9489bd115dae
Com 178 bares para cada 100 mil habitantes, capital mineira lidera bem à frente de cidades maiores, como Rio e São Paulo
Redação Sou BH
21/07/23 às 11:22
Atualizado em 21/07/23 às 11:25

Todo belo-horizontino já sabia, mas agora é oficial: com a maior proporção de bares por habitantes entre todas as capitais, BH tem motivos sólidos para se declarar a capital nacional dos botecos. Um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) usa o Censo 2022 como base e compara os dados populacionais à quantidade de estabelecimentos ativos na Receita Federal. Belo Horizonte lidera de longe, com 178 bares para cada 100 mil habitantes – a segunda colocada, Florianópolis (SC) tem 150 locais em funcionamento para cada 100 mil moradores.

Ao todo, são 4.136 bares para atender aos 2.315.560 moradores que ocupam os 331,4 quilômetros quadrados (km²) de área do município de BH, na média de 12,5 bares a cada km². Por este critério, o segundo lugar fica com São Paulo, que tem 5,9 bares por km², seguida pelo Rio de Janeiro com 5,1 bares a cada km².

A informação divulgada serve de argumento em discussões (de boteco) sobre o assunto, mas está longe de ser uma novidade para quem conhece os costumes de quem vive em BH. "Não é surpresa, há muito sabemos informalmente que Belo Horizonte é a capital dos bares e botequins. Qualquer pessoa que já tenha visitado a cidade por alguns dias pode atestar isso. Mas agora não há espaço nem mesmo para contestação", diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

E a associação avisa que o número verificado pelo levantamento pode ser ainda maior: os dados levam em conta apenas os estabelecimentos que usam, na Receita Federal, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) correspondente a bar. "Como o estudo leva em conta a atividade principal, creio que o número de estabelecimentos é ainda maior. Porque muitos que têm CNAE de restaurante na cidade servem refeições no almoço e, à noite, funcionam como bar da happy hour em diante", observa Solmucci.

Confira a tabela das capitais brasileiras com proporção de bares a cada 100 mil habitantes: