FecharX

BH será a capital do Jazz neste final de semana

<p>Praça do Papa recebe grandes nomes do estilo musical norte-americano</p>



Créditos da imagem:
Main 0708 jazz
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Entre sexta-feira e domingo (8 a 10), Belo Horizonte recebe mais uma edição do Festival Internacional I Love Jazz, evento tradicional no calendário cultural da cidade. A Praça do Papa volta a ser o palco de grandes atrações, do Brasil e do exterior, em noites embaladas pelo ritmo de origem norte-americana. A proposta do festival é trazer para o público o clima das primeiras décadas de surgimento do jazz.

Com um trabalho de curadoria ao longo do ano, em contato com outros importantes festivais dedicados ao jazz de diferentes países, como o JazzAscona, na Suíça, e o French Quarter Festival, em New Orleans, berço do ritmo, nos Estados Unidos, o I Love Jazz 2014 apresenta uma diversidade de nacionalidades entre os seus convidados. Brasil, Estados Unidos, Argentina e Uruguai marcarão presença nos palcos do festival.

Neste ano, o festival recebe dois gigantes do saxofone tenor, Scott Hamilton e Harry Allen, para uma apresentação inédita - os saxofonistas sobem juntos ao palco para um duelo musical. Os dois músicos estão entre os principais nomes do saxofone tenor em atividade nos Estados Unidos. Hamilton tem mais de 40 trabalhos lançados desde 1977, enquanto Allen é conhecido por suas parcerias com músicos como John Pizzarelli, Tony Bennett e James Taylor.

Entre os destaques também estão Maria Noel Taranto, cantora uruguaia, conhecida por sua forte presença de palco, a brasileira Taryn, que também é diretora artística da Rio Jazz Orchestra, a Swiss College Dixie Band, grupo formado em 1975 por suíços radicados no Brasil, Mark Lambert & Orquestra Radio Swing, liderado pelo músico norte-americano Mark Lambert, e os argentinos da Creole Jazz Band, um dos principais nomes do jazz latino-americano.