FecharX

BH e região metropolitana terão o sinal analógico desligado em novembro

Ao todo, 39 municípios mineiros - incluindo Belo Horizonte - terão o sinal analógico completamente desligado no dia 8 de novembro



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
14/08/17 às 19:30
Atualizado em 01/02/19 às 19:43


Banco de Imagens/Shutterstock

Muita gente já sabe que o sinal digital nas casas do brasileiro é um processo irreversível. O que alguns não sabem, no entanto, é que a recepção analógica será desligada completamente em Belo Horizonte e região metropolitana - além de outros cinco municípios da região Central de Minas - daqui a exatos três meses, no dia 8 de novembro. E mais: essa ação vai melhorar a cobertura do sinal 4G!

Outra novidade é que aproximadamente 416 mil kits de conversão serão distribuídos gratuitamente para famílias de 39 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte, beneficiadas por programas sociais do governo federal.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (8) durante anúncio da Seja Digital, entidade não governamental responsável por operacionalizar o processo de digitalização da TV aberta no país.

Internet do celular melhor

Segundo a Seja Digital, o desligamento do sinal analógico vai melhorar a internet 4G dos celulares. Isso porque uma faixa de 700MHz que antes era utilizada para a transmissão do sinal analógico nas TVs agora será utilizada pela rede de internet móvel.

Pra quem não tem TV digital ainda, duas opções. Para as famílias contempladas por programas sociais, a Seja Digital promete distribuir o kit, composto por uma antena compacta e um aparelho conversor. Para tanto, é necessário fazer um agendamento no site sejadigital.com.br/kit ou pelo telefone 147. 

Basta informar o NIS (Número de Identificação Social) e escolher local, dia e horário para retirar seu kit. 

Cada família terá direito a um kit de conversão. "Agendei no domingo e na segunda peguei o kit no Centro mesmo. Não tive dificuldade alguma", afirmou ao Sou BH a aposentada Virgínia Lucia Pandolf.

A outra opção é comprar o kit completo no varejo de eletrodomésticos. O aparelho custa entre R$ 150 e R$ 200.

Fim do analógico

O plano do governo federal é desligar o sinal analógico em todas as capitais do Brasil e regiões metropolitanas até 2018.