FecharX

BH Soul Blues Festival reúne atrações nacionais e internacionais

Evento, que acontece pela primeira vez em diversos locais da capital, será realizado nos dias 14, 18, 21, 25 e 28 de maio



Créditos da imagem: Iana Domingos
Main ablusadas foto iana domingos
Redação Sou BH
10/05/22 às 11:08
Atualizado em 10/05/22 às 11:08

Em sua 14ª edição, o BH Soul Blues Festival será realizado nos dias 14, 18, 21, 25 e 28 de maio. E, pela primeira vez, vai movimentar diferentes espaços que se destacam pela boa música, agenda cultural e gastronomia. O festival prestará homenagem à capital mineira, celeiro de grandes músicos que encantam a todos com a sonoridade vibrante de seus instrumentos que dão vida ao blues. A animação do público ficará sob o comando de atrações musicais de destaque nos cenários nacional e internacional: Luca Giordano (Itália), Netto Rockfeller (SP), Audergang, Cláudio Venturini, Black Machine, Alexandre da Mata & the Black Dogs, Little Butter, Ablusadas, Happy Feet Jazz Band e Thunder Blues. 

“Estamos muito felizes com o retorno do festival. É incrível o reconhecimento e a proporção que o evento ganhou desde que teve início, em 2012, no Stonehenge Rock Bar, onde só se tocava rock. O blues foi muito bem aceito e o número de apreciadores do gênero só cresce. Isso mostra a importância do BH Soul Blues Festival na disseminação desse estilo musical", explica o curador e um dos idealizadores, Auder Jr.

A abertura no dia 14 de maio, sábado, às 16h, ficará por conta da famosa “Roda de Blues” que acontece no Clã Espaço Cultural (Rua Bernardo Cisneiros, 12, bairro Aparecida, próximo à Pedreira Prado Lopes) com a presença de Auder Jr. & Blues friends e as Ablusadas. Esta banda, formada por mulheres e criada em 2018, inspira e fortalece o protagonismo feminino nos palcos de blues. Já se apresentou em muitos palcos, com destaque para turnês internacionais, uma na Argentina, em 2018, e outra no Equador, em 2019.

A “Roda de Blues”, projeto desenvolvido desde 2016 pelo músico Auder Júnior, aos sábados e uma vez por mês, traz um formato interessante de jam sessions. As apresentações são feitas no centro do salão, próximas ao público, como nas rodas de samba. E, além da música, os fãs do blues vão vivenciar uma experiência gastronômica no Clã, que vai preparar o prato “Fisk king”, em homenagem ao rei do blues, B.B King.

Já no dia 18 de maio, a partir das 19h, o palco do festival será o XBK Rock Pub (Rua Vitório Marçola, 184 – Anchieta). O espaço vai sediar uma jam session com a banda Little Butter de jump blues. Além de músicas autorais, o show expõe todas as variações do blues dando ênfase ao boogie-woogie e jump blues, ritmos que deram origem ao rock'n’roll da década de 50. Na ocasião, o XBK irá criar o burguer especial, “Blues burguer” em homenagem ao festival que ficará à venda no estabelecimento durante todo o mês de maio.

O BH Soul Blues Festival também vai movimentar o Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600, Centro) em comemoração aos 100 anos do Edifício da Estação Ferroviária e Praça da estação. Será a noite do “Winne & Beer Soul Jazz Station”. A celebração, que acontece no dia 21, às 19h, ficará à cargo da banda Happy Feet Jazz Band, da banda Thunder Blues, do dançarino de soul Machado Brown e DJ Alex C. A noite será regada a vinhos, cervejas especiais e petiscos.  

E a programação prosseguirá a todo vapor no dia 25, às 19h, no Quintal da Play (Rua Perdões, 269, Carlos Prates), onde haverá ensaio aberto da banda Audergang, uma das atrações que participarão do encerramento da XIV Edição do Festival. O Quintal da Play é um complexo novo que sedia uma unidade do bar Bitaca da Capetinga, uma unidade da Drikeria Jangalito, a Pizzaria Confraria 269, além do Empório Quintal da Roça. Possui várias práticas de sustentabilidade norteados pelos Objetivos de Sustentabilidade da ONU (ODS) que devem ser noticiados e divulgados. O espaço é uma opção gastronômica. 

Com o tema “BH tem blues para todos”, a festa de encerramento no dia 28 contará com a presença de grandes representantes do blues. A celebração, aberta ao público, acontecerá a partir das 12h na Praça José Mendes Junior, ao lado do Palácio do Governador no Circuito turístico da Praça da Liberdade. Em clima alto-astral, a primeira atração a se apresentar será Alexandre da Mata & The Black Dogs. O guitarrista, um dos grandes nomes do blues, já participou de diversos eventos com grandes artistas renomados, como o cantor J.J. Jackson (EUA), Pat Cohen (EUA), o gaitista Jefferson Gonçalves. Em seguida, a Black Machine promete animar a galera com muito soul. Criada em 2008, a banda é formada por veteranos da cena black music belo-horizontina.

Depois será a vez da Audergang entrar em cena junto o convidado especial, o vocalista e guitarrista Cláudio Venturini, um dos criadores do grupo 14 Bis. Haverá também a participação da cantora Fernanda Rocha, destaque da nova geração do blues mineiro. A Audergang tem se consolidado como um dos grandes expoentes do Blues. Já dividiu palco com grandes ícones nacionais e mundiais do Blues e do Rock, como o mestre Johnny Winter, Celso Blues Boy e Jason Ricci, considerado o maior gaitista de blues do mundo. 

Na sequência, o público vai conferir a performance do italiano Luca Giordano, um dos maiores guitarristas no circuito Europeu de Blues. Residente por anos em Chicago (EUA), berço desse gênero musical, tocou com pioneiros como Mighty Mo Rodgers, Bob Stroger, Billy Branch, Eddie C. Campbell, Jimmy Burns e Chris Cain, entre muitos outros. Giorgio conquista plateias com seu estilo pessoal de WestSide Chicago Blues e muito mais.

E a outra atração será Netto Rockfeller (SP), um dos mais importantes guitarristas de blues do país. Seus mais de 15 anos de carreira o levaram a dividir o palco e gravar com outros expoentes do gênero, entre eles Solon Fishbone, Danny Vincent e Blues Etílicos. Em 2017 foi vencedor do prêmio “Profissionais da Música” juntamente com gaitista Flávio Guimarães, com quem tem dois discos lançados. E o DJ Cateb também marcará presença. Ele comandará as pick-ups em todos os intervalos.

Programação

Data: 14/05 (sábado) Horário: 16h
Local:  Clã Espaço Cultural (Rua Bernardo Cisneiros, 12, bairro Aparecida, próximo à Pedreira Prado Lopes)
(couvert artístico opcional)
Atrações:  Auder Jr. & Blues friends e Ablusadas

Data: 18/05 (quarta)
Horário: 19h
Local:   XBK Rock Pub (Rua Vitório Marçola, 184 – Anchieta)
(couvert artístico opcional)
Atrações: Jam session com a banda Little Butter

Data: 21/05 (sábado)
Horário: 19h
Local:  Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600, Centro)
Entrada gratuita mediante retirada online dos ingressos no site gofree
Atrações: Happy Feet Jazz Band, banda Thunder Blues, dançarino de soul Machado Brown e DJ Alex C.

Dia 25/05 (quarta)
Horário: 19h
Local: Quintal da Play (Rua Perdões, 269, Carlos Prates)
Entrada gratuita mediante retirada online dos ingressos no site gofree
Atrações: ensaio aberto da banda Audergang

Dia 28/05 (sábado)
Horário: 12h
Local: Praça José Mendes Junior, ao lado do Palácio do Governador no Circuito turístico da Praça da Liberdade
Entrada gratuita mediante retirada online dos ingressos no site gofree
Atrações: Alexandre da Mata & The Black Dogs, Black Machine, Audergang, Cláudio Venturini, Luca Giordano (Itália), Netto Rockfeller (SP) e DJ Cateb