FecharX

Atenção! BH terá reconhecimento de paternidade gratuito

Todos os serviços são oferecidos gratuitamente, inclusive o exame de DNA, caso seja necessário



Créditos da imagem: Elza Fiuza/Agência Brasil
Main maes filhos elza fiuza ebc
Redação Sou BH
26/03/19 às 14:04
Atualizado em 26/03/19 às 14:05

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai abrir inscrições gratuitas para quem deseja incluir o nome do pai no registro de nascimento e conseguir o reconhecimento de paternidade. Os interessados podem se inscrever de 2 de abril a 5 de maio.

A ação é do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP) e acontecerá no dia 9 de maio, das 9h às 13h, no Hospital Espírita André Luiz, no Salgado Filho. O evento será somente para proporcionar esses reconhecimentos.

O serviço é totalmente gratuito, inclusive o exame de DNA, caso seja necessário, com a coleta feita no local. Responsáveis por crianças, além de adolescentes e adultos interessados em participar do evento devem apresentar dados do suposto pai.

Feito o reconhecimento, o documento será homologado pela juíza titular da Vara de Registros Públicos da capital, Maria Luiza de Andrade Rangel Pires, para o posterior registro civil do reconhecido.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de maio pelo Portal TJMG ou pessoalmente no CRP, no Fórum Lafayette, na avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto. A ação é promovida pelo CRP e, pela segunda vez, será realizada no hospital André Luiz, região oeste da capital.

O CRP Itinerante tem a proposta de atender as pessoas de forma discreta e sigilosa, num local próximo às suas casas ou trabalho.

No evento também é possível realizar, além do reconhecimento de paternidade ou maternidade biológica, o reconhecimento socioafetivo.

Nessa modalidade de reconhecimento, que antes só era possível com uma ação judicial, a paternidade ou a maternidade são reconhecidas a partir do vínculo de amor constituído entre pai e filho.

Avós ou pais falecidos

Se a pessoa tiver a paternidade reconhecida e possuir filhos, eles poderão apresentar a certidão de nascimento para que seja incluído o nome do avô.

Nas situações em que filhos de pais falecidos desejam obter o reconhecimento de paternidade é necessário procurar o CRP no Fórum Lafayette para mais informações, pois o procedimento tem algumas peculiaridades.