FecharX

Você sabia? Biometria não é obrigatória em BH, mas fique atento se você não é da capital

Em Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia, no entanto, a ação é obrigatória



Créditos da imagem: Divulgação/TRE-MG
Main 145401 biometria tre
Redação Sou BH
01/03/18 às 16:41
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

O recadastramento biométrico não é obrigatório em BH para as Eleições de 2018. Por isso, os eleitores que não fizeram a biometria na capital e em municípios como Nova Lima, Juiz de Fora, Montes Claros, Ipatinga e Governador Valadares, por exemplo, poderão votar normalmente nas eleições de outubro, desde que estejam com a situação regular com a Justiça Eleitoral.  

Muitos eleitores estão enfrentando filas nos locais de maior movimento achando que, se não fizerem o recadastramento biométrico, terão o título cancelado e não votarão nas próximas eleições. Isso só acontecerá para os eleitores de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia que não fizeram a biometria dentro do prazo previsto. 

Essas pessoas que não fizeram o recadastramento biométrico no prazo poderão regularizar a situação eleitoral até 9 de maio para fazê-lo. Para as quatro cidades, - Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia - é necessário fazer o agendamento do atendimento antes, que está disponível pelo site do TRE e pelo Disque-Eleitor (148). 

Para regularizar a situação, o eleitor deve agendar o atendimento e comparecer no dia, horário e local marcados com documento de identificação oficial e comprovante de endereço. É importante que os eleitores dessas cidades fiquem atentos ao prazo, já que após o dia 9 de maio o cadastro eleitoral fecha, de acordo com previsão legal, só abrindo novamente em novembro. Ou seja, essas pessoas não poderão votar nas eleições desse ano.

Em Minas Gerais, a biometria só será utilizada nas eleições deste ano em 100% do eleitorado de 84 cidades. Confira todos os municípios em que o recadastramento biométrico ainda não é obrigatório aqui.

Embora a biometria ainda não seja obrigatória em Belo Horizonte e na maioria das cidades mineiras, a orientação da Justiça Eleitoral é para que as pessoas façam o procedimento o quanto antes – para quem quiser votar em 2018, o prazo vai até 9 de maio, mesmo prazo para que eleitores com deficiência ou dificuldade de locomoção solicitem transferência para seções de fácil acesso.

>> Confira os locais e horário de atendimento em BH
>> Saiba quais são os documentos necessários

Abordagem em casa

O boato de que a Justiça Eleitoral vem abordando eleitores em casa para a biometria é falso. Em nenhum município mineiro o órgão realizou visitas à domicílio devido ao recadastramento biométrico. Se em alguma cidade o eleitor receber a visita de alguém com essa motivação, deve ficar atento.

Com Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais