FecharX

BLH da Maternidade Odete Valadares precisa de doações

<p>Mais de 100 recém-nascidos prematuros são beneficiados diariamente </p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Os estoques do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares estão, neste momento, com apenas 30 litros, quantidade suficiente para atender por apenas três dias os mais de cem recém-nascidos prematuros que dependem diariamente das doações. O ideal é que sejam captados 300 litros mensais, informa a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

O número de doadoras vem caindo progressivamente desde janeiro deste ano. No início de 2013, os estoques operaram com 240 litros de leite, no mês de fevereiro, foram apenas 196 litros. Este mês, a expectativa é que o número seja ainda menor.

A coordenadora do BLH, Maria Hercília de Castro Barbosa, faz um apelo a todas as mulheres que estão amamentando para que doem seu leite para o BLH. ?Esta situação tem nos preocupado bastante, visto que os bebês precisam do alimento como fonte de sobrevivência. Precisamos aumentar o número de doadoras. Quanto mais leite elas tirarem, mais leite elas terão para seus bebês. Além disto, contribuirão para salvar a vida das crianças internadas em estado grave?, pondera a coordenadora.

Maria Hercília salienta que o banco de leite exerce um papel essencial, não somente ao permitir que os recém-nascidos tenham as suas necessidades nutricionais supridas, mas também por disseminar a cultura da amamentação como um direito de toda criança.

Como doar. O Banco de Leite Humano realiza a coleta domiciliar. Os frascos são recolhidos nas casas das doadoras, uma vez por semana, mas elas também podem procurar diretamente o banco de leite ou um posto de coleta, caso seja do seu interesse.

Para mais informações, as mães que desejam fazer a doação devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares pelo telefone (31) 3298-6008, de segunda a sexta, de 8:30 às 17:30.