Blocos Caricatos tomam conta da Afonso Pena na segunda de Carnaval

Com fantasias, samba-tema e bateria, os Blocos disputam um prêmio de R$ 25 mil

Créditos da imagem: Maurício de Souza
Bloco Acadêmicos da Vila Estrela foi o campeão do ano passado
Redação Sou BH
13/02/15 às 15:07
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

Continua depois da publicidade

Uma das partes mais divertidas do Carnaval, é, certamente, se fantasiar. Em BH, os tradicionais blocos caricatos ganharam até mesmo um campeonato, no qual disputam entre si um prêmio de R$ 25 mil.

Nove blocos desfilam na Afonso Pena no dia 16 de fevereiro, segunda de carnaval. Entre as fantasias, estão também uma bateria e um samba-tema, que embala o desfile de cada bloco.

O Bloco Infiltrados de Santa Tereza abre o desfile com o samba "Monteiro Lobato com Infiltrados no Carnaval", de Gugu de Souza e Eustáquio Mandruvá. O desfile conta a história de um dos maiores mestres da Literatura Infantil brasileira, autor do famoso "Sítio do Pica-pau Amarelo".

Os Aflitos do Anchieta fala sobre a água e a falta dela, com o samba-tema "Aflitos conta a História de um Pescador", composto por Gilson (Brasa) Liberato e Vicente de Paula (Deden).

Os Estivadores do Havaí têm como tema "A Hora do Espanto", com samba-enredo composto por Juólison Mangabeira, que conta uma história de terror.

O campeão de 2014, Acadêmicos da Vila Estrela, se apresenta com o tema "O que é que a Bahia tem", que homenageia os encantos, mistérios, culinária, religiões e culturas característicos do Estado.

O desfile dos Bacharéis do Samba, com o enredo "As várias faces do abraço", de Eliana do Salão, Fernando Junqueira Ribeiro, Ivo do Pandeiro, Nono do Santo Antônio e Paulo Feitosa,  é o quinto a tomar conta da Avenida.

"Sou do Ouro, Sou Minas Gerais - Santa Tereza não te esqueço nunca mais" é o enredo dos Inocentes de Santa Tereza, que homenageia o movimento musical Clube da Esquina, surgido no famoso bairro boêmio na década de 80.

Os Corsários do Samba desfilam com o enredo "Ali Babá no Carnaval de BH", de Serginho BH. O bloco foi fundado em 1961 e nunca deixou de sair às ruas da cidade, mesmo sem programação de carnaval.

No Bloco Caricato Academia do Samba Por Acaso, o samba enredo, “No Carnaval Animal o Por Acaso Canta o Zoo da Capital”, de Deley Por Acaso e Marcos Valente, fala do Zoológico de BH. Em outros anos, o bloco também falou sobre pontos turísticos da capital.

Os últimos a colocarem o bloco na avenida são os Mulatos do Samba, que vem com o enredo "Exaltação ao Samba – O samba que mora em mim”, de Roberto Martins, o Betô.

Os desfiles acontecem às 19h.