Variedades

Bolota’s, PBH e Sindibel se manifestam sobre interdição do bar na Zona Leste; veja versões

Estabelecimento foi interditado no dia 07 de setembro após a apresentação de uma roda de samba


Créditos da imagem: Reprodução Redes Social
Unidade do Bolota`s do bairro Santa Tereza foi interditada no último sábado, 7 de setembro

Pedro Grossi

|
12/09/24 às 12:57
compartilhe

Assim que terminou a roda de samba no Bolota`s Bar do Santa Tereza (rua Mármore, 397), na noite do último sábado, por volta das 23h40, dois fiscais da prefeitura chegaram “alterados” e de maneira “ignorante”, na versão do sócio proprietário do bar Rafael Alves. Em seguida, foi entregue um auto de interdição e os agentes colaram lacres informando a medida. 

Desde então, há uma guerra de versões nas redes sociais sobre o que teria motivado a decisão. O Bolota’s Bar postou em suas redes sociais, a denúncia de que estaria sendo vítima de ‘perseguição política’. Já a Prefeitura de Belo Horizonte e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) alegam que o estabelecimento estava produzindo uma ‘poluição sonora’ acima dos limites da legislação. 

Leia a seguir a íntegra das manifestações:

Bolota’s Bar

O Bolota’s Bar foi interditado por posicionamento político!

Todos conhecem o Bolota’s Bar, um espaço que semanalmente abre suas portas para receber aqueles que apreciam comida de boteco, boa música e uma cerveja gelada. Recentemente, o bar também recebeu a visita do Álvaro Damião, candidato a vice do atual prefeito. Ele esteve presente no famoso Samba do Rafa. Mas o que ninguém esperava é que essa visita fosse resultar na interdição do nosso bar.

Alguns dias após a postagem do candidato Álvaro em suas redes sociais, o Bolota’s Bar recebeu a visita de Wilber Henrique, fiscal da PBH e coordenador do Sindibel. Totalmente instransigente, ele fechou as portas do bar, deixando dezenas de trabalhadores desamparados e sem sustento para suas famílias.

O que realmente impressiona é que Wilber Henrique já havia expressado seu descontentamento com a atual gestão municipal. E ao término da interdição, ele afirmou: ‘Acabei de interditar um palanque e, se quiser, procure seu candidato para desinterditar.’

O Bolota’s Bar sempre foi um espaço democrático, que acolhe todas as pessoas, independentemente de partido político, cor ou crença. Fechar nossas portas é tentar silenciar a democracia.

Por isso, pedimos a ajuda de todos compartilhando esse vídeo para que ele alcance as autoridades responsáveis e a imprensa, um funcionário público, com salário pago com dinheiro do povo, não pode ter esse tipo de atitude e posicionamento!

Isso é inadmissível!!!!

Ajude o Bolota’s Bar.

A democracia precisa de todos nós.”


Posicionamento PBH

A Subsecretaria de Fiscalização, por meio da Regional Leste, vem realizando vistorias desde 14 de maio de 2023, em razão de  reclamações de poluição sonora no Bar Bolotas.

Em 11 de junho de 2024, houve uma ação orientativa no local, registrada em um Auto de Fiscalização entregue pessoalmente ao Gerente do estabelecimento, explicando os impactos que estavam ocorrendo devido à poluição sonora e à aglomeração de pessoas na rua.  Em várias oportunidades a Rua Mármore é “fechada” pela quantidade de pessoas que são atraídas pela  música ao vivo no bar. Na oportunidade, foi também esclarecido a quais penalidades o estabelecimento estava sujeito caso as irregularidades voltassem a ocorrer.

Houve constatação de poluição sonora e aplicação de multas em 25 de junho, 10 de agosto e 15 de agosto de 2024. O empreendedor não tomou medidas para diminuir os impactos de sua atividade e em medição realizada na noite de 7 de setembro, foi constatado novamente poluição sonora, com aplicação de multa e interdição parcial: houve apenas a interdição da fonte sonora.

O estabelecimento pode funcionar, respeitando os limites de ruídos previstos na legislação municipal vigente e a interdição da fonte sonora. Ou seja, apenas a veiculação de música no local encontra-se temporariamente suspensa. 

Posicionamento Sindibel

O Sindibel publicamente repudia as declarações do senhor Léo Ribeiro, suposto dono do Bolota`s Bar. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) não tem viés partidário e está recebendo todos os 10 candidatos à prefeito de BH para ouvir suas propostas. A insinuação do senhor Léo Ribeiro, suposto dono do Bolota`s Bar, de que um dos coordenadores do Sindibel, senhor Wilber Henrique, profissional concursado, teria interditado seu comércio por questões politicas, não são verdadeiras. Os dois empreendimentos do senhor Leo Ribeiro não cumprem a legislação municipal e vem sendo reiteradamente denunciados pelos moradores em seu entorno por poluição sonora acima dos limites permitidos e perturbação do sossego, além de ausência de alvará para realização de shows. O fato do senhor Leo Ribeiro, suposto dono do Bolota’s Bar, ter recebido o candidato à vice- prefeito Álvaro Damião para tomar cerveja não foi motivo para a atuação fiscal e muito menos é salvo conduto para que o empreendimento comercial não cumpra a lei. As regulamentações do código de postura municipal são exigidas de forma igual para todos os empreendimentos.