Fiscalização do Ministério da Agricultura encontrou impurezas ou elementos estranhos no produto
Cinco marcas de café de Minas Gerais estão entre as 14 empresas citadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em uma lista de produtos impróprios para consumo. A ação, divulgada nesta segunda-feira (1º de julho), visa garantir a segurança alimentar dos consumidores e foi tomada após a constatação de impurezas e elementos estranhos nos produtos acima dos limites permitidos pela legislação.
O MAPA orienta os consumidores que já adquiriram os produtos das marcas listadas a não consumi-los e a procurar o estabelecimento onde foram comprados para realizar a troca ou obter o reembolso. Para denunciar a venda dos produtos impróprios, o Ministério disponibiliza o canal oficial Fala.BR. No site, os consumidores podem informar o nome e o endereço do estabelecimento onde o produto foi adquirido.
A presença de impurezas e elementos estranhos nos cafés, como grãos ou sementes de outras espécies, areia, pedras, torrões e sujeiras, além de cascas, paus e outros detritos provenientes do pé de café, motivou a inclusão dos produtos na lista. O objetivo da ação é assegurar a saúde pública e a qualidade dos produtos comercializados.