FecharX

Campeonato de matemática leva vencedores para a sede da Nasa

A competição é para estudantes do ensino médio e as inscrições vão até 30 de abril



Créditos da imagem: AimPix/Shutterstock
Main shutterstock 553917883
Redação Sou BH
22/04/19 às 21:24
Atualizado em 02/05/19 às 14:55

Estudantes do ensino médio de Minas Gerais vão ter a oportunidade de participar do 1º Campeonato Estadual de Matemática (CEM). Os vencedores ganham uma viagem para Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, para conhecerem a NASA, a agência espacial norte-americana.

Promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), em parceria com o Movimento EcoDom, o CEM tem inscrições abertas até 15 de maio.  

Servindo como um treinamento complementar para o Enem, o campeonato é voltado para alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio, estudantes do projeto Educação de Jovens Adultos (EJA) concluintes, de cursos técnicos e para os que já concluíram o ensino médio nos dois últimos anos. A participação está aberta para estudantes da rede pública de todo o estado.

A partir das inscrições, as escolas não parceiras do EcoDom tem até o dia 30 de maio para indicar dez alunos representantes da unidade. As escolas parcerias EcoDom podem fazer a seleção da mesma forma ou, opcionalmente, contar com uma prova de seleção oferecida gratuitamente pela equipe CEM, que será no dia 23 de maio, com indicação dos aprovados no dia 30. Você pode conferir mais informações no edital.

Os prêmios

Como prêmio, a dupla vencedora e seu professor ganharão uma viagem para conhecer o Centro Espacial da NASA, chamado Kennedy Space Center, localizado na Flórida, nos EUA, onde estão dispostos módulos lunares, espaçonaves, foguetes e um exemplar do Space Shuttle Atlantis. Os ganhadores do segundo lugar conhecerão o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos, em SP. Outros prêmios incluem bolsas de estudos para os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação na EMGE.

A inscrição

As inscrições para o CEM são gratuitas, abertas a todos os interessados que se qualificarem no edital e podem ser feitas na plataforma do Movimento EcoDom. As escolas participantes também precisarão indicar na inscrição o professor treinador da equipe. Esses professores receberão um treinamento especial para conduzirem as etapas do CEM em suas escolas.