Conheça os diferentes tipos de ipês que transformam Belo Horizonte em um espetáculo de cores entre junho e outubro
Ipês em Belo Horizonte encantam moradores e visitantes.
Entre junho e outubro, a paisagem urbana de Belo Horizonte se transforma em um espetáculo de cores com o florescer dos ipês. Nem mesmo a correria da vida urbana impede moradores e visitantes de desviarem o olhar, mesmo que por alguns segundos, para admirar as copas dos ipês, que se destacam em tons de amarelo, rosa, roxo, branco e verde.
Segundo os dados mais recentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, BH tem quase 29 mil ipês, distribuídos em 9 espécies diferentes, cada uma com sua cor e origem únicas. O resultado é um casamento perfeito entre a natureza e a cidade, construída sob o horizonte da Serra do Curral e enriquecida por referências arquitetônicas e culturais diversas.
A floração dos ipês segue um calendário natural ao longo dos meses:
Vale aproveitar a paisagem florida enquanto ela dura. A floração dos ipês é curta, com flores que caem aproximadamente em duas semanas. Durante esse período, as árvores ficam totalmente sem folhas, destacando ainda mais a beleza das flores.
De acordo com o levantamento da Prefeitura de Belo Horizonte:
Os ipês fazem parte de um total de 566 espécies de árvores floríferas presentes em BH e estão distribuídos pelas regiões Leste, Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Pampulha.
Com tantas cores e espécies, BH se consolida como a verdadeira capital dos ipês, oferecendo uma experiência visual única para moradores e turistas durante a primavera e o fim do inverno.