FecharX

Carnaval 2014 é lançado com muita festa

<p><span>Evento foi realizado na Cidade Administrativa com a participação de blocos carnavalescos tradicionais de cidades mineiras</span></p>



Créditos da imagem:
Main carnaval 2014 e lancado com muita festa
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:58

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (18), na Cidade Administrativa, o Carnaval de Minas Gerais. O evento contou com a presença de blocos e bandas carnavalescas tradicionais de cidades históricas, como Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e também de três cidades do Sul de Minas, pertencentes ao Circuito das Águas: Caxambu, Lambari e São Lourenço.

Na oportunidade, blocos carnavalescos tradicionais, como o Zé Pereira e o Incrível Banda, com seus bonecos gigantes, de Mariana, fizeram uma demonstração do que o visitante encontrará ao chegar ao destino escolhido. São João del-Rei trouxe o seu rei Momo, sua princesa do Carnaval e a escola de samba São Geraldo. Já Sabará alegrou a festa com o Grupo Juventude Bem Vivida. A Belotur apresentou a Corte Real Momesca de Belo Horizonte.

Animado pela banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e pela oficina de percussão Juventude e Polícia, o encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, contou ainda com a participação das secretarias da Saúde, Cultura, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Belotur e Cemig.

O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, destacou a importância de celebrar o Carnaval com tranquilidade e hospitalidade aos nossos visitantes, principalmente neste ano, quando a imprensa internacional está atenta aos eventos que estão ocorrendo e ainda vão acontecer em Belo Horizonte e no interior. ?Queremos promover o nosso Carnaval e mostrar que aqui em Minas o folião vai encontrar um ambiente seguro, saudável e que respeita a diversidade?, disse.

O Corpo de Bombeiros apresentou materiais de primeiros-socorros, salvamento aquático, um vídeo com dicas de prevenção e levou o seu mascote Foguinho para o estande na Cidade Administrativa. No estande da Polícia Civil, peritos criminais expuseram diferentes tipos de drogas, exemplos de falsificação de documentos, cédulas e moedas em geral, vídeos e fotos de perícia de crime, armamento especializado e explicação de táticas operacionais. Fizeram ainda uma demonstração da ação dos cães em busca de drogas ilícitas e localização de vítimas.

Não vão faltar opções para quem preferir passar o Carnaval mais tranquilo, em contato com a natureza. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribuiu folhetos contendo informações dos parques estaduais, que estarão abertos à visitação durante todo o feriado. A Belotur apresentou a programação oficial do Carnaval da capital mineira, que terá atrações entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, em vários pontos da cidade. Neste ano, o desfile de Escolas de Samba e Blocos Caricatos voltam a acontecer na avenida Afonso Pena.

Além de desfiles, marchinhas, blocos e shows para todos os gostos, quem vier aproveitar o Carnaval em Minas também vai contar com orientações sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, os risco sobre o uso de drogas, dicas de segurança no trânsito, como evitar afogamentos, entre outras informações importantes.

Fonte: Agência Minas