Carnaval 2025: PBH abre cadastramento gratuito para blocos de rua na capital

Informações facilitam serviços como limpeza, banheiros e desvio no trânsito

Créditos da imagem: Leo Salvo/Divulgação
Blocos que já desfilaram em carnavais anteriores, como o Então, Brilha!, podem cadastrar até dois trajetos; estreantes têm direito a um desfile
Redação Sou BH
14/10 às 21:08
Atualizado em 14/10 às 21:08

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu o período de inscrições para os Blocos de Rua interessados em desfilar no Carnaval de 2025. O credenciamento, que é gratuito, está disponível até o dia 5 de novembro no site eventos.pbh.gov.br. Durante o processo, os representantes dos blocos devem fornecer informações essenciais sobre seus desfiles, como data, horário, trajeto e tipo de equipamento de som que será utilizado.

Continua depois da publicidade

O site também disponibiliza um manual com o passo a passo do credenciamento e um guia com orientações gerais para facilitar o preenchimento. Para acessá-lo, é preciso fazer login com um cadastro prévio pela plataforma Gov.BR, que solicita informações específicas para autenticação da identidade de cada usuário.

    Veja também: Orquestra Ouro Preto lança álbum de 'Auto da Compadecida, a Ópera' 

Os dados coletados por meio do cadastramento auxiliam a Prefeitura no planejamento das festividades junto aos órgãos públicos, permitindo a organização de desvios de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. O cadastro é obrigatório para que os blocos possam participar do Edital de Auxílio Financeiro, que será publicado em breve. O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte ocorrerá entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025.

Regras para blocos veteranos e estreantes

Os blocos que já participaram de edições anteriores do Carnaval de Belo Horizonte poderão inscrever até dois desfiles. Já os blocos estreantes poderão cadastrar apenas um desfile. Entre os requisitos para o cadastramento estão o limite de 6 horas por desfile, considerando o tempo de concentração, desfile e encerramento, e a definição de trajetos que não passem por áreas de risco, como zonas sujeitas a alagamento, áreas hospitalares, rotas de ambulâncias.

    Mais de BH: Akatu toca hits da carreira solo de Rodriguinho em EP com participação do cantor 

Os locais destinados à programação oficial da Prefeitura, como os palcos oficiais ou concursos de escolas de samba e blocos caricatos, também estão fora das opções para os desfiles dos blocos de rua. A segurança dos foliões também é uma prioridade, e a dispersão dos blocos deve ocorrer até, no máximo, 22h em toda a cidade. Algumas regiões específicas podem ter restrições adicionais, conforme descrito no Manual disponível no site.

Dúvidas e contato

Os blocos que desejam desfilar devem estar atentos às regras e ao período oficial da folia em BH, de 15 de fevereiro a 9 de março, que é o único permitido para a realização dos desfiles. Para dúvidas ou esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail carnaval.belotur@pbh.gov.br.