FecharX

Carnaval de BH supera expectativa e PBH já projeta 4,5 milhões de foliões para 2019

Alexandre Kalil ainda prometeu mais do que dobrar o número de banheiros químicos para o próximo ano



Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main 151305 carnaval bh
Redação Sou BH
19/02/18 às 16:06
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Por Camila Saraiva 

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta segunda-feira (19) o balanço do Carnaval deste ano e já faz ambiciosa projeção para 2019: um aumento de 20% no número de foliões, o que resultaria em 4,5 milhões. Neste ano, a folia de BH movimentou R$ 641 milhões em seis dias (entre sexta-feira e Quarta-Feira de Cinzas) e levou 3,8 milhões de pessoas às ruas, número que supera a expectativa inicial de 3,6 milhões.

Esses e outros dados sobre o Carnaval deste ano foram divulgados na manhã de hoje na sede da PBH, onde participaram do anúncio o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), 
o presidente da Belotur, Aluizer Malab, e outros representantes de órgãos que participaram da organização da folia, como Polícia Militar, SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) e Guarda Municipal. Em meio a diversos aspectos positivos, Kalil reconheceu o número insuficiente de banheiros químicos e prometeu mais do que dobrar o número para o ano que vem. 

“Sem sombra de dúvida se 14 mil banheiros químicos foram pouco para o Carnaval de 2018, deixo aqui de antemão que 30 mil serão pouco para o próximo Carnaval. Não esperem um crescimento de apenas 20% porque felizmente o Brasil vai migrar para o melhor Carnaval de rua do país”, revelou Kalil fazendo referência a
pesquisa informal do Google que classificou a folia em BH como a segunda melhor no Brasil.

Balanço geral

A equipe da SLU, que teve um aumento do efetivo em 33% em relação ao ano passado, recolheu 1,5 mil toneladas de lixo nas ruas durante o Carnaval de BH. Já na área de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul foi a que teve o maior número de atendimentos originados da folia: aproximadamente 30%, sendo que cerca de 80% desse total foram causados por intoxicação provável por álcool.

Segundo o presidente da Belotur, Aluizer Malab, a região Centro-Sul foi quase totalmente ocupada pelos foliões, o que gerou também um grande impacto no trânsito. No total, foram feitos 1.860 desvios, mudanças e intervenções nas vias e ruas da cidade.

A BHTrans contabilizou 3,9 milhões de passageiros nas linhas de ônibus entre os dias 9 e 14 de fevereiro. No metrô, a CBTU informou que cerca de 1,03 milhão de pessoas utilizaram o transporte público sobre os trios nesse mesmo período, resultando em um aumento de 30% em relação ao Carnaval de 2017. 

Segurança

Os dois órgãos de segurança empenhados na folia de Belo Horizonte registraram queda nas ocorrências gerais. O balanço da Guarda Municipal registrou uma redução de 15% no geral e a Polícia Militar constatou uma
diminuição de 30% nos furtos e de 31% nos crimes violentos.

“Aumentamos a apreensão de armas de fogo, aumentamos a recuperação dos celulares em 260%. Mas o segredo não foi só a redução criminal, eu acho que o maior sucesso foi, além de fazer essa diminuição em números, transformar isso em aumento de sensação de segurança por parte da comunidade”, afirmou o comandante de policiamento na capital, coronel Anderson de Oliveira.