FecharX

Vai passar o carnaval fora de BH? Veja dicas para pegar a estrada com segurança

Siga algumas recomendações para viajar com tranquilidade, nas vias rurais ou no asfalto



Créditos da imagem: Dugdax/Shutterstock.com
Main estrada de terra por dugdax
Redação Sou BH
26/02/19 às 17:14
Atualizado em 13/03/19 às 17:58

Se você não vai estar entre os 4,6 milhões de foliões previstos para o carnaval de Belo Horizonte, pode ter escolhido fugir da folia e ir para um lugar mais sossegado. Se o destino escolhido for realmente afastado, a chance de haver uma estrada de terra pelo caminho é alta. Sendo experiente nesse tipo de trajeto ou não, a dica é ter cautela na direção.

O perigo, segundo o regulador de Eventos da Proauto, Deivid Almeida, é a ilusão de que as vias rurais não-pavimentadas são mais tranquilas ou não exigem a aplicação do Código de Trânsito Brasileiro. Mas o documento prevê regras para todo tipo de via, como o limite de velocidade, que para esses casos é de 60 quilômetros por hora.

Na estrada de terra pode haver várias características e tipos de solo num mesmo trecho – areia fofa, cascalho, barro etc –, o que exige atenção redobrada. Dependendo das condições da via, há chance de perda de aderência dos pneus ou sobrecarga na suspensão.

Outro ponto a se observar é o limite para cada ‘mão’ da estrada. Como não há a faixa central que delimita os lados no asfalto, é preciso ficar atento para não invadir a contramão. “Muitas pessoas ‘relaxam’ nessa parte da viagem e costumam tirar o cinto de segurança, ou mexem no celular, o que coloca a segurança dos ocupantes do veículo em risco”, alerta Deivid.

Se o trajeto for feito à noite, a atenção na estrada tem que ser ainda maior.

Segurança na viagem

Depois de planejar o percurso e se informar sobre a estrada em que vai dirigir, a dica é fazer uma revisão completa do carro. Confira outras recomendações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para uma viagem segura:

- Verifique a documentação do veículo e de todos os seus ocupantes, inclusive crianças e adolescentes.

- Respeite os limites de velocidade estabelecidos e obedeça às placas. Onde não existir sinalização ou ela estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, mais alto é o risco e mais graves os acidentes.

- Crianças com menos de sete anos e meio devem utilizar o equipamento obrigatório compatível (bebê conforto, cadeirinha e/ou assento de elevação).

- Ultrapasse sempre pela esquerda, somente em locais permitidos, e onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança. Redobre a atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões, verificando se há espaço suficiente. Ao ser ultrapassado não acelere e não mude a trajetória.

- Mantenha uma distância segura do veículo à frente, a fim de evitar colisões traseiras (tipo de acidente que mais tem sido registrado em Minas Gerais) nos casos de freadas bruscas.

- Cuidado com os pedestres, principalmente em perímetros urbanos cortados por rodovias.

- Leve água, frutas e alimentos não perecíveis consigo, para situações inesperadas como congestionamentos e interdições de pista.

- Em caso de chuvas, acione os limpadores de para-brisa, diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo da frente. Evite estacionar no acostamento; se tiver que parar, procure um local seguro afastado da pista de rolamento.

- Trafegue com os faróis acesos, mesmo durante o dia. Isso aumenta a visibilidade aos demais condutores e pedestres, além de melhorar a percepção de distância aproximada.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante