Cartilha orienta moradores na hora de construir calçadas

O material reúne regras de sinalização tátil e orientações para acessibilidade

Créditos da imagem: Breno Pataro/PBH
Redação Sou BH
14/04/19 às 20:00
Atualizado em 14/04/19 às 20:00

Os moradores de BH devem ficar atentos na hora construir calçadas na cidade. Existem uma série de regras que são indispensáveis para garantir a acessibilidade e a segurança das pessoas que circulam pelas vias.

Continua depois da publicidade

Por isso, a Prefeitura de Belo Horizonte oferece, gratuitamente, uma cartilha com orientações para os moradores se informarem sobre a construção da calçada. O material reúne normas de sinalização tátil, rebaixamento de meio-fio, como e em quais situações devem ser feitos os degraus, formas de garantir a acessibilidade, tipo de revestimento e instalação de mobiliário urbano como lixeiras e postes, entre outras explicações.

De acordo com a cartilha, as calçadas devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática. O passeio deve ser feito sem fortes mudanças de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres. A calçada precisa dar continuidade à inclinação do passeio vizinho, desde que esteja dentro das normas. São aceitas quatro possibilidades de revestimentos, todas na cor cinza claro: piso drenante, cimentado, ladrilho hidráulico e placa pré-moldada.

A cartilha completa está disponível no site da Prefeitura

Mais informações

Em caso de dúvidas sobre como executar a obra da calçada, o cidadão pode solicitar o serviço de orientação para construção ou reforma. O cidadão pode apresentar um projeto do passeio para aprovação da prefeitura, ou solicitar uma vistoria no local para orientação. Esse tipo serviço também pode ser encontrado no site da Prefeitura de Belo Horizonte.