Variedades

CasaCor terá intervenção artística do tamanho de um edifício de quatro andares

Para o projeto, o arquiteto Alexandre Nagazawa utilizou estruturas que fizeram parte da obra do Espaço 356


Créditos da imagem: Matilde Bruno
O projeto é assinado pelo arquiteto urbanista Alexandre Nagazawa

Redação Sou BH

|
26/06/24 às 18:14
compartilhe

A CasaCor Minas Gerais 2024 vai receber, como um dos destaques deste ano, uma intervenção artística assinada pelo arquiteto urbanista Alexandre Nagazawa. Intitulada “O Bloco”, a estrutura tem o tamanho de um edifício de quatro andares e poderá ser vista não apenas pelos visitantes da CasaCor, realizada no Espaço 356, como também por quem passa pela BR-356. 

Para o projeto, o arquiteto utilizou estruturas de andaimes e escoras de sustentação das formas de vigas e lajes que fizeram parte da obra do recém-construído Espaço 356, o novo endereço da mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Nagazawa foi o responsável pelo projeto arquitetônico do local, que foi construído no lugar de um antigo motel na BR-356, localizado no bairro Olhos D`Água, em Belo Horizonte. 

De acordo com o arquiteto, o intuito de usar os andaimes da obra é trazer para a Casacor um elemento esquecido que não teria mais utilidade. “Vimos nessas estruturas de escoras uma beleza absurda, com um jogo de luzes e sombras muito tocante. Estamos descortinando um elemento ordinário da obra para promover uma viagem sensorial aos visitantes da mostra, demonstrando que a beleza pode estar em lugares, superfícies e situações inesperadas. Basta uma nova maneira de olhar para encontrá-la, trazendo também um resgate da história do lugar”, explica Nagazawa.

Com o tema “De presente, o Agora”, a mostra desse ano acontece de 26 de julho a 15 de setembro. A temática escolhida convoca os visitantes a refletirem sobre o valor do presente e do legado construído para as próximas gerações, com foco na inovação e na responsabilidade com o futuro.

O novo Espaço 356

Recém- construído, o Espaço 356 tem o objetivo de reunir gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e bem-estar. Além disso, o local reforça o compromisso da Casacor com a sustentabilidade e a preservação da arquitetura original do estabelecimento anterior.

Além da CasaCor, o Espaço 356 abriga o Memorial do Queijo, a Escola de Culinária do chef Leo Paixão, o restaurante Rizoma, um parque indoor para todas as idades com mais de 2 mil m² e um complexo gigantesco de esportes, com três quadras de pickleball, 14 de bech tênis e oito de padel.