FecharX

Casarão da Rua Manaus vai se tornar espaço cultural

<p>O governo estadual realizou um acordo com os manifestantes que ocupam o imóvel deste outubro deste ano</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main casarao
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

O casarão localizado na Rua Manaus, 348, no bairro Santa Efigênia, região leste de Belo Horizonte, será transformado em um espaço multicultural. Nesta quarta-feira (18), o governo de Minas Gerais anunciou a concessão do local ao grupo que ocupa o imóvel desde outubro deste ano.

Com isso, os manifestantes ficarão responsáveis pela execução das obras emergenciais e também pela reforma do imóvel. O grupo de ocupantes apresentou ao governo estadual um projeto para implementar no local um centro artístico-cultural, destinado ao desenvolvimento de atividades nas diversas áreas das artes (música, artes cênicas, artes visuais e audiovisuais), com a participação da comunidade.

O prédio pertence à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), mas estava cedido à Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) desde o mês de julho deste ano e foi ocupado por artistas e ativistas no mês de outubro.

O grupo se responsabilizará pela captação dos recursos necessários à realização de obras emergenciais e à implantação do espaço cultural. Até o término das obras ? que devem durar até julho de 2014 ? uma quadra localizada ao lado do casarão da Fhemig poderá ser usada para que os manifestantes continuem realizando as suas atividades culturais e artísticas.

Histórico do imóvel

O casarão da Rua Manaus foi construído em 1913 e por muitos anos abrigou a antiga sede do Hospital da Polícia Militar. Em julho de 2013, o imóvel foi cedido para a Feluma por um período de 20 anos para a implantação de um memorial em homenagem ao ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que chegou a trabalhar no local. Em outubro, o imóvel foi ocupado por manifestantes, que reivindicavam a destinação do prédio.