FecharX

Catedral projetada por Niemeyer começa a ser construída

<p>Projeto da Catedral Cristo Rei começa a sair do papel e templo deve ficar pronto em 2015</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

Neste domingo (7), o projeto da Catedral Cristo Rei começa a sair do papel e as obras de edificação serão iniciadas. O templo será erguido em um terreno de 24 mil metros quadrados na Avenida Cristiano Machado, no Bairro Juliana, na Região Norte da capital. 

No terreno da catedral, em frente à Estação Vilarinho do Metrô, será celebrada uma missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O grande templo, com 54 mil metros quadrados de área construída terá capacidade para 5 mil pessoas sentadas (na parte interna) e espaço para 20 mil em grandes eventos. A obra, orçada em R$ 100 milhões, deve ficar pronta em 2015.

Essa foi a última catedral arquitetada por Niemeyer, que faleceu em dezembro de 2012. Segundo ele, o projeto ?tem tudo o que um arquiteto pode querer: aspectos relacionados à estrutura, luz, contraste da forma e da natureza. É uma arquitetura rica, complexa e abrangente. Estou certo que esse templo será o lugar mais visitado de Belo Horizonte e de Minas Gerais?.

Oscar Niemeyer tem grande importância na história de Belo Horizonte.  A partir dos traços do arquiteto, surgiu o complexo arquitetônico da Pampulha, um dos principais cartões postais da capital mineira.