FecharX

Quer aprender um ofício novo? Cefart oferece cursos gratuitos em áreas técnicas ligadas às artes

Escola da Fundação Clóvis Salgado recebe inscrições até amanhã (26/03)



Créditos da imagem: Paulo Lacerda/FCS
Main curso fcs cr%c3%a9dito paulo lacerda
Redação Sou BH
25/03/19 às 12:00
Atualizado em 25/03/19 às 12:00

Interessados em aprender técnicas de operação de mesa de som, iluminação cênica e de galerias de arte têm até esta terça-feira (26) para se inscrever em cursos livres do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Além das inscrições, todas as atividades são gratuitas, cada uma com 25 vagas, e carga horária de 20h/aula.

Os cursos começam na quinta-feira (28). O Operação de Som em Mesas Analógicas acontece nos dias 28 de março, 2, 4, 9 e 11 de abril, das 14h às 17h. Serão ensinados princípios básicos aos participantes como: manutenção e elaboração de cabos; operação em mesas de som analógicas, com atividades práticas e teóricas; utilização de efeitos externos à mesa; apresentação e uso de equalizadores e compressores; prática de montagem e desmontagem de um sistema de som (caixas, cabos e mesa).

No curso Iniciação à Iluminação Cênica, os alunos vão reconhecer e usar equipamentos, ferramentas e estruturas, além de aprender procedimentos práticos. O cronograma também contempla reflexões sobre mercado, relações profissionais e produção técnica da área. As aulas são nos dias 28 de março, 1º, 8, 15 e 22 de abril, das 14h às 18h.

Já a capacitação Iluminação em Galerias acontece nos dias 28 de março, 4, 11, 18 e 25 de abril, das 15h30 às 18h30, e 26 de abril, das 14h às 19h. A proposta é ensinar conceitos sobre iluminação nas galerias de arte, em obras de artes plásticas, pinturas, esculturas e instalações. Os participantes também terão noções sobre uma galeria, os ângulos e reflexões, além da aplicação de cor, luz e cor pigmento. Novas tecnologias, taxas de iluminação e uso de luxímetros, deteriorização das obras expostas a luz ultravioleta e infravermelho fazem parte das atividades.

Acesse o formulário de inscrições neste link, e o edital aqui