FecharX

Centro de BH ganha mais um grafite para embelezar os muros da cidade

A obra, do grafiteiro Fhero, ocupa um mural de mais de 40 metros em frente ao shopping Xavantes



Créditos da imagem: Área de Serviço
Main destaque 190506 publica xavantes 02
Redação Sou BH
12/12/19 às 13:00
Atualizado em 12/12/19 às 13:00

A capital mineira está fazendo aniversário e ganhou um presente para alegrar os olhos de quem passa pela rua Curitiba, entre a rua Guaicurus e avenida Oiapoque. Um mural de mais de 40 metros de extensão foi pintado pelo grafiteiro Fhero na calçada em frente ao Shopping Xavantes.

A iniciativa é de Leonardo Furman, administrador do shopping. A ideia, além de chamar atenção para o público que circula na região do hipercentro para o Xavantes, é entregar mais uma obra de arte pública para a região que está cada dia mais colorida, além, é claro, de promover o encontro entre arte e pessoas que normalmente não tem acesso às artes visuais. 

Juliana Flores, curadora da Pública Agência de Arte, empresa produtora da ação, conta que preferiu convidar o mesmo artista que envelopou o shopping Xavantes em abril deste ano. "Preferi dar continuidade ao trabalho para que a calçada e a fachada do shopping tenham um diálogo estético. E Fhero fez uma proposta linda. Se hoje no alto do shopping vemos pardais pintados, agora com a nova intervenção o público irá pisar sobre um rio geométrico cheio de peixes. Queremos chamar atenção para o rio que passa ao lado, sob a Av. dos Andradas, o Rio Arrudas".

Shopping Xavantes

Inaugurado em 2004, o Shopping Xavantes foi criado através de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura de Belo Horizonte, com a transferência dos camelôs da área do hipercentro para um local que pudesse favorecer a sua formalização.

Hoje, o Centro abriga dezenas de grafites, murais e intervenções artísticas, transformando a região em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.