FecharX

Cervejaria mineira lança choppe com café no projeto Da Origem ao Copo

Bebida tem tiragem limitada de 400L e foi criado em parceria com a Academia do Café



Créditos da imagem: Brent Hofacker/ shutterstock
Main shutterstock 476646685
Redação Sou BH
22/11/20 às 02:33
Atualizado em 22/11/20 às 02:33

A partir do projeto Da Origem ao Copo, a Cervejaria Albanos foi atrás de vários sabores característicos de Minas Gerais para desenvolver novas receitas de suas cervejas. Após muita pesquisa, chegou a vez de lançar o terceiro rótulo com um ingrediente muito popular entre os mineiros: o café. A Albanos Coffee Ipa, criada em parceria com a Academia do Café, já está disponível no Hub Cervejeiro Albanos Sion, no Albanos Lourdes e outros pontos de venda, em edição limitada como choppe, e tiragem de até 400L.

Para a criação, foi utilizado o Café Topázio, produzido por Bruno Souza. Os grãos vieram diretamente da fazenda da marca, que fica localizada na microrregião do Alto do Rio Paranaíba, região do cerrado mineiro. A fazenda localiza-se a 1.190 metros de altura em relação ao nível do mar, e trata-se de uma lavoura antiga, que possui características sensoriais de pêssego e caramelo com um corpo alto e acidez cítrica. O café possui uma torra de cunho médio/claro, com o objetivo de mostrar as suas melhores notas.

O choppe tem como base o estilo India Pale Ale (IPA), caracterizado pelo amargor acentuado – devido à concentração de lúpulo –, o aroma frutado e o frescor. O café utilizado foi extraído a frio, método conhecido como cold brew, e integrado à etapa de maturação da cerveja, preservando assim suas características frutadas, cítricas e herbais.

 

Da Origem ao Copo

Além de traduzir os sabores mineiros em forma de cerveja, o projeto Da Origem ao Copo tem a missão de valorizar o pequeno produtor. Atualmente, a agricultura familiar representa 38% do valor bruto da produção agropecuária do país, são 4,4 milhões de famílias agricultoras trabalhando. Só em Minas Gerais, temos 350 mil propriedades familiares. Ao apoiar esta ponta da cadeia, além de difundir a cultura mineira, a Cervejaria Albanos fomenta o desenvolvimento socioeconômico do estado.