FecharX

César Menotti & Fabiano recebem título de cidadãos honorários de BH

Mesmo sem terem nascido em Minas Gerais, dupla tem grande identificação com BH, cidade que escolheram pra viver



Créditos da imagem: Divulgação
Main cmef
Dupla César Menotti & Fabiano começou a carreira há vinte anos tocando em bares de Belo Horizonte
Pedro Grossi
09/07 às 12:28
Atualizado em 09/07 às 18:32

Mineiros de coração, a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano recebe hoje, da Câmara Municipal, o título de cidadãos honorários de Belo Horizonte. A iniciativa é do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (MDB) e a homenagem acontece dia 9 de julho (terça-feira), a partir das 19h30. A participação é aberta ao público, por meio de inscrição gratuita no Sympla. A Câmara Municipal de Belo Horizonte está localizada na av. dos Andradas, 3.100 - Santa Efigênia.

'Alma belo-horizontina'

Os dois cantores, compositores e instrumentistas viveram em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, até se mudarem para Belo Horizonte, ainda adolescentes. Mas nenhum deles é mineiro de nascimento. A terra natal de César é Itapira (SP) e Fabiano nasceu em Califórnia (PR). Mas foi a capital mineira que eles elegeram para viver com suas famílias e onde iniciaram a trajetória musical.

“A gente fica até sem palavras, porque Belo Horizonte tem um significado tão expressivo na história de César Menotti & Fabiano, e receber esse título de Cidadão Honorário é de uma honra enorme. O carinho e o acolhimento que tivemos aqui desde quando chegamos sempre foi algo único e especial, podem ter certeza que tudo isso é mais do que recíproco”, revelam os irmãos.

Vinte anos de sucesso

Em Belo Horizonte, César e Fabiano tocaram em bares frequentados por universitários. Em um deles, o Observatório, sediado no bairro Vila da Serra, eles tinham lugar fixo de apresentação às terças-feiras, quando atraíam público que chegava a enfrentar fila para assistir a dupla. O primeiro disco foi lançado em 2004.

Um ano depois, assinaram contrato com a gravadora Universal Music e lançaram o projeto 'Palavras de Amor', gravado em Belo Horizonte, que trouxe projeção nacional com os hits 'Leilão', 'Anjo' e a faixa-título. Na capital mineira, a canção 'Lugar Melhor que BH' fez um estrondoso sucesso, especialmente por conta da letra que enaltece a cidade: "É aqui que eu amo/É aqui que eu quero ficar/Pois não há/Lugar melhor que BH".

Em 2008, a dupla recebeu o Grammy Latino na categoria melhor álbum de música romântica pelo álbum 'Com você'. A popularidade rendeu outros prêmios, indicações e shows no exterior. Em 2023 ,foram aclamados embaixadores da tradicional Festa do Peão de Barretos.