FecharX

Chocolate impresso! Conheça a impressora criada por alunos do CEFET

Com a técnica de impressão 3D, o equipamento cria peças geométricas da guloseima



Créditos da imagem: Maksym Kaharlyk/shutterstock.com
Main destaque por maksym kaharlyk
Redação Sou BH
26/03/20 às 20:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Chocolate impresso agora é realidade! Graças a alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a ideia quase impossível de se imaginar, se torna possível. A partir de impressões 3D, eles mostraram ser viável “criar” essa delícia que todos amam.

O projeto de baixo custo é fruto de trabalho de iniciação científica que teve início em 2016. Os bolsistas elaboraram partes importantes do equipamento logo nas primeiras etapas, como formas de medição da temperatura do produto e peças onde é introduzido o chocolate, com o auxílio de uma seringa.

Atualmente na fase de impressão, com a máquina é possível criar formas geométricas para o produto, como círculos e triângulos, tudo através de programas específicos. A experiência prepara os alunos para o mercado de trabalho, que colocam em prática o que aprendem em sala de aula, além de conhecer novas vivências, enxergando possíveis problemas e buscando alternativas.

Fazem parte do projeto atualmente, os alunos Caio César Alves Vieira, Carolina Kuroda Silveira e Danilo Garcia Mariano. Na primeira etapa, que desenvolveu a extrusora de chocolate, onde é introduzido o produto, fizeram parte André Luís da Costa e Lucas Henrique Gomes Ferreira.

O projeto foi premiado em 1º lugar na categoria Ciência e Inovação Tecnológica em uma mostra realizada pelo Cefet. Além disso, será apresentado na 17º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela USP.