FecharX

Ciclistas encontram refúgio nas trilhas de Nova Lima durante a pandemia

Novos adeptos e cuidados redobrados fazem da prática uma saída para quem quer se distrair um pouco e claro, ter melhor qualidade de vida com esportes



Créditos da imagem: Fernando Piancastelli
Main destaque fernando piancastelli
Redação
08/09/20 às 18:37
Atualizado em 08/09/20 às 18:37

Os fãs de mountain bike têm encontrado refúgio nas montanhas de Nova Lima durante a pandemia. Contato com a natureza, aliado à busca por melhor qualidade de vida, sensação de liberdade e adrenalina são alguns dos motivos que atraem os praticantes. A região metropolitana de BH é reconhecida por suas belezas naturais e amplos espaços abertos preservados, também possui várias trilhas que podem levar o ciclista a várias cidades do entorno como Brumadinho, Rio Acima, Itabirito e até Ouro Preto.

Os caminhos de terra têm recebido uma mistura de profissionais e amadores que chamou a atenção do Projeto Trilhas, idealizado em 2013 por Fred Lanna e Christian Wagner. O grupo, que participou do tombamento de 380 km de trilhas em Nova Lima em 2016, agora traz um novo olhar para a região revitalizando alguns dos traçados e alertando para as boas práticas do esporte, com ênfase na sustentabilidade das trilhas, aliado a segurança.

Juntamente com o Peloton BH e com apoio de empresas da CSul Desenvolvimento Urbano, que possui um terreno no entorno da Lagoa dos Ingleses, e da loja Giga Bike, foi lançada nesta semana uma cartilha que convida os praticantes mais experientes a “adotarem um iniciante”.

O documento traz cinco importantes dicas de segurança para quem quer se aventurar sob duas rodas: Uso do capacete; Equipamentos de segurança fundamentais; Planejamento do pedal; Check up da bike; e Segurança em 1º lugar. “Queremos seguir incentivando a prática do esporte de forma consciente e segura. Tendo em vista o crescimento do esporte e da busca pela região durante a pandemia, percebemos que há muitos novatos ingressando na modalidade e por isso começamos uma campanha de conscientização sobre o mountain bike, a utilização dos equipamentos e a importância da segurança desde o momento em que o ciclista sai de casa. É fundamental entender que não se trata de um ambiente com riscos controlados, como em parques de diversões, a segurança é responsabilidade de cada um”, reforça Fred Lanna.