FecharX

Cidade do Circo vai ocupar a antiga Estação da Gameleira

Projeto será o primeiro centro completo de referência circense do Brasil



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 185045 shutterstock 215256508 1
Cidade do Circo será um espaço para formação de artistas
Redação Sou BH
27/09/16 às 18:51
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Respeitável público! Quem nunca ouviu essa frase na infância e se preparou para ver a magia do circo dominar o picadeiro? Os espetáculos circenses já são uma tradição no Brasil, mas BH resolveu explorar ainda mais essa cultura. Com um projeto inédito no país, a capital mineira vai criar um espaço voltado para a formação e popularização da prática. A Cidade do Circo será instalada no espaço da antiga Estação da Gameleira, ocupando toda a área do terreno, antes abandonado.

A Cidade do Circo terá cerca de 12 mil m² para suas instalações, segundo a parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a Rede de Apoio ao Circo. A iniciativa propõe a utilização de um espaço público pouco aproveitado para o desenvolvimento de uma Escola Municipal de Circo. Possibilitando a formação de novos artistas, o projeto contará com a produção e exibição de espetáculos circenses. Além disso, a Cidade vai criar um centro de cinema para a produção de trabalhos audiovisuais e um grande acervo especializado de livros, fotos, jornais e filmes.

Para receber a estrutura das instalações, a antiga Estação Ferroviária, tombada pelo patrimônio municipal, será restaurada e preparada para receber a sede do projeto. As obras têm previsão para início em dezembro deste ano. Ainda não há prazo para término e inauguração do espaço.