FecharX

Cine Humberto Mauro exibe filmes sobre o Natal

<p>As ?Sessões de Natal? podem ser vista de 20 a 22 de dezembro com acesso gratuito</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main 4 cinema
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Para encerrar a programação do ano, o Cine Humberto Mauro preparou uma mostra com filmes de temática natalina, que dificilmente integraria os especiais de fim de ano das emissoras de televisão. Em cartaz de 20 a 22 de dezembro, ?Sessões de Natal? exibe o clássico A felicidade não se compra (1946), de Frank Capra; Roda da Fortuna (1994), de Joel e Ethan Coen; e Bad Santa (2003), de Terry Zwigoff.

A ideia principal da mostra é conciliar o tema com filmes que lidem diretamente com a festa natalina ou que tenham a data como pano de fundo. A seleção, entretanto, não se restringe a filmes que celebram o Natal, incorporando também produções que apresentem uma perspectiva crítica em relação a ele.

O primeiro filme, A felicidade não se compra (It?s a Wonderful Life, EUA, 1946), de Frank Capra, é presença constante em listas de Melhores Filmes de Todos os Tempos. O clássico é ícone do American Way Of Life, viés ideológico do qual Frank Capra é um dos maiores propagadores no cinema. O filme foi indicado à cinco categorias no Oscar de 1947, tendo levado a estatueta de melhor diretor.

Roda da Fortuna (The Hudsucker Proxy, EUA, 1994), o segundo filme ?Roda da Fortuna é uma homenagem, ao modo ácido característico dos irmãos Coen, à Felicidade Não se Compra, e principalmente à Frank Capra, diretor que os Coen adoram. É uma homenagem, mas com vírus, cheia de ironia. Roda da Fortuna possui um espírito mais contemporâneo, mais cinzento. Nele, o Natal serve apenas de pano de fundo para a crítica ao patriotismo, ao herói perfeito, à ideia do homem virtuoso.

No terceiro filme, o cínico Bad Santa (EUA, 2003), dirigido por Terry Zwigoff, a crítica ao capitalismo se intensifica ainda mais. A comédia abusa do humor negro para contar a história do criminoso Willie (Billy Bob Thornton) que vive de golpes em shoppings na época de Natal, planos meticulosamente preparados pelo seu comparsa Marcus (Tony Cox) ? um anão negro.

?Embora individualmente sejam três ótimos filmes, a grande pedida é assisti-los em conjunto e acompanhar o percurso crítico que tomam coletivamente. O público será surpreendido ao confrontar as diferentes visões?, convida Rafael Ciccarini, gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado e curador da mostra.

Sessões de Natal

Local: Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado

Data: De 20 a 22 de dezembro de 2013

Preço: Acesso gratuito