FecharX

Cine Pathé dará lugar a Shopping popular Xavantes

<p>Após projeto de restauração do tradicional cinema não ir pra frente, o prédio abrigará uma nova unidade do Xavantes</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main 2 pathe
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Os belo-horizontinos que sonhavam em ver Cine Phathé de portas abertas ficaram decepcionados. O prédio que abrigava um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte até os anos 90 será transformado em um shopping popular Xavantes. A nova unidade será inaugurada na próxima segunda-feira (16).

Em maio, a prefeitura de Belo Horizonte chegou a anunciar a restauração do Cine Pathé. Junto a ele seria construído um edifício comercial de nove andares. O cinema tomaria conta do térreo do edifício, com entrada na Cristóvão Colombo, enquanto o acesso ao edifício seria pela Rua Alagoas.

Entretanto, como o projeto não saiu do papel, o prédio foi arrendado para Leonardo Furman, dono do Xavantes. O valor do negócio e o período da concessão não foram divulgados.

Até o momento metade dos 42 boxes disponíveis já foi comercializada. O aluguel dos boxes, com 4,5 metros quadrados, sai por R$ 2.500. A previsão é que outros 50 boxes com a mesma dimensão ocupem a área do estacionamento, que hoje oferece vagas para 20 veículos.      

O Cine Pathé

O Cine Pathé foi inaugurado em 1948 e encerrou as atividades na década de 1990. O imóvel de 944 m² é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, o que proíbe que sejam feitas alterações na fachada. Entretanto, o tombamento não tem efeito na área interna, que já foi utilizada como igreja e até estacionamento.